Clique Aqui e receba as principais Notícias da Aviação em tempo real diretamente no seu Whatsapp ou Telegram.

Aeroporto Santos Dumont
Foto: Infraero/Reprodução

Os feriados e datas comemorativas costumam ser um marco para a economia e para o turismo, sendo datas muito rentáveis e esperadas. Com a chegada da pandemia, no entanto, os setores foram bastante afetados.

Agora, com o avanço da vacinação, reabertura de comércios e pontos turísticos, os brasileiros estão voltando, aos poucos, a retomar hábitos e desejos a níveis pré-pandêmicos, como viajar. 

Quem aponta isso são os números e a mudança de comportamento dos turistas. De acordo com um levantamento feito pelo ViajaNet, agência virtual de turismo, a cidade de São Paulo é o destino mais procurado pelos turistas, com 16,3% de interesse, que vão se deslocar de avião no feriado do Dia das Crianças, que também homenageia oficialmente o Dia de Nossa Senhora Aparecida. 

Na sequência, aparecem Rio de Janeiro, representando 7,5% de busca, seguida por Salvador, com 5,2%, Recife, com 4,9% e Brasília, com 4,6%, fechando as cinco cidades brasileiras mais procuradas para o próximo feriado prolongado. 

Segundo a pesquisa, que apurou o volume de vendas de passagens aéreas para o período de 08 a 13 de outubro, do total, a região Sul (Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba) e o Nordeste (Salvador, Recife e Fortaleza) aparecem no topo da lista com viagens para três cidades cada uma. Em seguida, a segunda região mais procurada é a Sudeste, com voos para SP e RJ.

Abaixo, confira a listagem completa:

Cidade

Volume de busca

São Paulo

16,3%

Rio de Janeiro

7,5%

Salvador

5,2%

Recife

4,9%

Brasília

4,6%

Porto Alegre

4%

Fortaleza

4%

Florianópolis

3,6%

Curitiba

3,3%


(Crédito: ViajaNet)

 

Perspectivas para os próximos feriados

Seguindo a tendência de crescimento, a pesquisa também traçou as perspectivas de viagens para os próximos feriados deste ano. Até o momento, no feriado de Finados, a cidade paulistana também lidera, com folga, e retém mais de 16% do volume de busca. Logo após, surgem Rio de Janeiro (12,7%), Fortaleza (6,8%), Recife (6,4%) e Porto Alegre (5,4%).

A cidade de Porto Seguro, na Bahia, que não havia aparecido nas tendências de destinos mais procurados para o feriado anterior, aparece como destaque, assumindo a oitava posição (com 2,6% de interesse) para o feriado celebrado no dia 02 de novembro.

Com o aumento da confiança dos turistas brasileiros para fazer viagens, o segmento de turismo se prepara e observa o momento de retomada com otimismo. De acordo com a movimentação e o comportamento dos viajantes, é possível apontar também os destinos mais desejados para o feriado da Proclamação da República, que ocorre no dia 15 de novembro.

A região metropolitana de São Paulo permanece na primeira posição. Desta vez, com quase 19% do volume de compra de voos domésticos pelos brasileiros. Logo atrás, somando 7,1% de procura por passagens aéreas, aparece Salvador, seguido por Rio de Janeiro (6,2%) e Fortaleza (5,7%), fechando as quatro cidades com maior busca.

Para Daniely Oliveira, gerente de comunicação do ViajaNet, o constante interesse pela maior cidade do país está associado à pluralidade e versatilidade.

“Além de ser o principal destino de turismo para negócios, São Paulo oferece muitas opções de pontos turísticos e atrações, que conseguem agradar todos os tipos de públicos, em uma viagem solo ou não. É um local que pode ser visitado em qualquer época do ano”, destaca. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA