SpaceX agenda para amanhã o lançamento da décima missão Starlink

Coifa do foguete Falcon 9- foto: SpaceX

A SpaceX agendou para amanhã dia 11 de julho, uma nova tentativa de lançamento da décima missão Starlink, que levará 57 satélites Starlinks e 2 satélites da empresa BlackSky. Esse lançamento era pra ter acontecido no dia 8 de julho, mas devido as condições climáticas não estavam favoráveis a SpaceX cancelou o lançamento do foguete Falcon 9 com os satélites. O lançamento está previsto para acontecer às 10:54, EDT, 11:54 horário de Brasília, a partir do Complexo de Lançamento 39A (LC-39A) no Kennedy Space Center, na Flórida.

Como já é de conhecimento geral, a SpaceX reutiliza o primeiro estágio do Falcon 9, no lançamento de amanhã será reutilizado o estágio que participou da missão demonstração do Crew Dragon na Estação Espacial Internacional (ISS), no lançamento da Missão RADARSAT Constellation e na quarta e sétima missões Starlink.

Após a separação do primeiro estágio e do segundo estágio, o primeiro volta e pousa automaticamente na balsa, “Of Course I Still Love You”, localizada no Oceano Atlântico a uma certa distância da costa.

Arte/Divulgação: SpaceX

Sobre a colocação em órbita dos satélites, o primeiro será o BlackSky Global que será implantado em sua órbita a cerca de 1h e 1 minuto após o lançamento. Já os satélites starlinks, serão colocados em uma órbita circular, a cerca de 1 hora e 32 minutos após o lançamento.

Todos os satélites Starlink neste voo estão equipados com um visor implantável para impedir que a luz do sol atinja os pontos mais brilhantes da espaçonave – uma medida que a SpaceX tomou como parte de nosso trabalho com os principais grupos astronômicos.

A SpaceX irá transmitir a live do lançamento de amanhã. A live começa cerca de 15 minutos antes do lançamento, a transmissão ocorrerá através do canal oficial da empresa no YouTube.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA