Base na Lua

A SpaceX divulgou recentemente que o BFR já tem o seu primeiro passageiro, de viagens privadas para o espaço.

O voo relatado pela empresa será até a Lua, partindo da Terra, porém é apenas uma missão que vai orbitar o nosso satélite natural, sem realizar um pouso.

“A SpaceX assinou o primeiro passageiro privado do mundo que vai voar ao redor da Lua a bordo do nosso veículo BFR – um passo importante para permitir o acesso às pessoas comuns que sonham em viajar para o espaço”, disse Elon Musk através do Twitter.

Mais detalhes desse voo serão publicados no dia 17 de setembro, durante um pronunciamento público da empresa.

O lançamento deve ocorrer a partir de um novo centro de lançamento novo, que a SpaceX está construído em Brownsville, no Texas. O BFR é tão potente que pode entrar em órbita somente com um estágio, sendo o segundo necessário para dar propulsão até outros planetas e satélites naturais.

A SpaceX espera iniciar os testes do estágio superior do BFR no início de 2019, e provavelmente fará seu voo para o espaço em algum período entre 2021 e 2022. Elon Musk chegou a anunciar que provavelmente revogaria voos tripulados para o espaço com o Falcon Heavy, e iria aguardar o BFR, como forma de viabilizar o novo foguete.

O BFR é um foguete enorme, suas dimensões agora são de 106 metros de altura e 9 metros de largura. Alguns estabilizadores aerodinâmicos foram acrescentados neste último ano na fuselagem, demonstrando uma atualização de projeto.

A empresa também lançou uma versão atualizada do BFR, mostrando um novo projeto de aleta radial e uma nova configuração do motor.