A SpaceX lançará neste sábado (18/02) o foguete Falcon 9 a partir da plataforma de lançamento Complex 39A, no Centro Espacial John F. Kennedy que fica na região de Cabo Canaveral. O lançamento irá acontecer às 10h01 no horário local, ou 13h01 no horário de Brasília.

Essa missão CRS-10 da SpaceX levará uma cápsula cargueira Dragon para a Estação Espacial Internacional (ISS) com quase três toneladas de suprimentos para os astronautas que habitam a ISS. A cápsula ficará dois dias em órbita até se aproximar da Estação Espacial e conseguir acoplar com ajuda do braço robótico. 

Cápsula Dragon na ISS. Foto – NASA

Os astronautas em seguida irão retirar os suprimentos da cápsula e carrega-lá com lixo, experimentos concluídos e outros materiais. A missão com a Dragon deve durar várias semanas e utilizará um paraquedas para chegar com segurança no Oceano Pacífico, onde será recuperado.

Essa plataforma de lançamento, a Launch Complex 39A é muito famosa por fazer os lançamentos do Space Shuttle e do programa Apollo, essa plataforma não era utilizada desde julho de 2011, quando o Space Shuttle realizou seu último voo espacial.

Foguete Saturn V sendo movido para a plataforma 39A. Foto – NASA

A SpaceX arrendou essa plataforma da NASA em 2014, agora a empresa de Elon Musk planeja usar a plataforma 39A para lançar o foguete Falcon 9 e Falcon Heavy, este último a partir de 2017, assim essa plataforma ainda se manterá na história, visto que a SpaceX planeja usar o Falcon Heavy para lançar missões tripuladas para Marte.

O lançamento deste fim de semana é a 10ª missão de serviço de reabastecimento que a SpaceX está realizando para a NASA.  A missão seguirá como qualquer outro lançamento do Falcon 9, exceto pela cápsula Dragon que tem destino à ISS, isso também inclui o pouso do primeiro estágio do Falcon 9 em uma plataforma móvel, a SpaceX já realizou 7 vezes esse procedimento com sucesso.

Clique Aqui para acompanhar a transmissão ao vivo da SpaceX que irá ocorrer no Kennedy Space Center.