SpaceX Inspiration4
Foto: SpaceX/Divulgação

A SpaceX está cumprindo nesta quarta-feira (15) a sua primeira missão transportando turistas ao espaço. A missão My Inspiration4 está sendo realizada sem nenhum astronauta profissional a bordo, utilizando toda a tecnologia do foguete Falcon 9 com a cápsula Dragon Cres.

O lançamento ocorre a partir do histórico Pad-39A do Kennedy Space Center, na Flórida. A missão tem uma duração aproximada de três dias, sendo que a cápsula pousará no mar nas proximidades da Flórida.

Enquanto estiver em órbita, a cápsula vai orbitar a Terra com uma distância média de 575 km, em um tipo de órbita elíptica de baixa altitude.

Apesar de não ter astronautas oficiais, a missão Inspiration4 é comandada por Jared Isaacman, fundador e CEO da Shift4 Payments além de um piloto e aventureiro talentoso.

Juntando-se a ele estão a médica oficial Hayley Arceneaux, médica assistente do St. Jude Children’s Research Hospital e sobrevivente de um câncer; O especialista da missão Chris Sembroski, um veterano da Força Aérea e engenheiro de dados aeroespaciais; e o piloto da missão Dr. Sian Proctor, geocientista, empresário e piloto treinado.

Enquanto estiverem em órbita, a tripulação do Inspiration4 conduzirá pesquisas científicas destinadas a promover a saúde humana na Terra e durante futuros voos espaciais de longa duração.

A missão Inspiration4 é parte da ambiciosa meta de arrecadação de fundos de Jared Isaacman para dar esperança a todas as crianças com câncer e outras doenças fatais. Visite o St. Jude Children’s Research Hospital para saber como você pode ajudar a equipe do Inspiration4 a atingir sua meta de arrecadação de fundos de US$ 200 milhões.

Este não será o primeiro turista a ir para o espaço, porém, representa para a SpaceX um grande avanço no ramo espacial, visto que até o momento as suas “concorrentes privadas”, Blue Origin e Virgin Galactic, só conseguiram voos suborbitais, ou seja, sem entrar na órbita da Terra.

 

A transmissão de lançamento já está acontecendo no vídeo abaixo, ela foi iniciada quatro horas antes do momento que o foguete ser acionado:

DEIXE UMA RESPOSTA