SpaceX planeja lançamento da décima missão Starlink para essa madrugada

Foguete Falcon 9- Crédito: SpaceX

A SpaceX pretende lançar nesta sexta-feira, 7 de agosto a décima missão Starlink, que incluirá 57 satélites Starlink e 2 satélites da BlackSky. O lançamento está previsto para às 1h12 EDT (2h12 da manhã).

O local de lançamento será o Complexo de Lançamento 39A (LC-39A) no Kennedy Space Center, na Flórida.

Contudo, esse lançamento já era ter acontecido há algum tempo, mas tiveram suscetíveis adiamentos por parte da empresa SpaceX.

Como já é esperado após o lançamento e o envio dos satélites para órbita, o primeiro estágio do foguete Falcon 9 pousará automaticamente na balsa da SpaceX localizada no Oceano Atlântico.

Satélite Stralink

Os primeiros estágios dos foguetes da SpaceX são reutilizáveis, o foguete de amanhã já foi usado em três lançamentos. 

Entretanto, os satélites Starlinks deste lançamento terão um revestimento que impede que a luz solar atinja os pontos mais brilhantes dos satélites.

Isso foi necessário após astrônomos reclamarem que os satélites da SpaceX (atualmente mais de 500 já lançados), atrapalham suas pesquisas espaciais com telescópio. Para solucionar isso a SpaceX desenvolveu esse sistema para os satélites.


Todavia, a SpaceX continua com a meta de lançar até 12.000 satélites na órbita terrestre, para prover internet em nível global.

Acompanhe a transmissão ao vivo do lançamento: 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA