Advertisement

Stratolaunch adquire Boeing 747 para lançar veículo hipersônico capaz de voar acima dos 6.000 km/h

Stratolaunch veículo supersônico aeroespacial Boeing 747 modificado Virgin Orbit

A Stratolaunch anunciou hoje (25) a aquisição de um Boeing 747-400 modificado da Virgin Orbit e suas peças relacionadas e equipamentos, marcando uma expansão da frota de lançamento aéreo da Stratolaunch. A aquisição deve ser concluída até 31 de julho de 2023.
 
Com a aquisição, a Stratolaunch utilizará a Rainha dos Céus como uma plataforma de lançamento voadora para testes com o veículo hipersônico Talon-A, capaz de superar o Mach 5, superando velocidades acima dos 6.000 km/h. 
 
Antes de utilizar o Boeing 747-400 modificado para este tipo de missão, a empresa de tecnologia aeroespacial utilizava até então o Roc Stratolaunch, considerado atualmente o maior avião do mundo com 117 metros de envergadura, 15 metros de altura e 73 metros de comprimento, alimentado por seis motores Pratt & Whitney PW4056. O título antes pertencia ao finado Antonov An-225 Mriya, destruído na guerra da Ucrânia com a Rússia. 
 
Stratolaunch veículo supersônico aeroespacial Boeing 747 modificado Virgin Orbit
Foto: Stratolaunch
 
 
A Stratolaunch se destacou nos últimos anos ao lançar veículos hipersônicos reutilizáveis ​​e de rotina por meio de veículos aeroespaciais de classe mundial e recursos de teste em voo. Após o fechamento da aquisição, a aeronave adicional será reaproveitada como uma plataforma de lançamento para os bancos de teste hipersônicos reutilizáveis ​​Talon-A da Stratolaunch e espera-se que esteja totalmente operacional em 2024. A expansão da frota da Stratolaunch aumentará sua capacidade de teste em voo e capacidade de apoiar clientes governamentais e comerciais em todo o mundo.
 
 
A aquisição do 747 modificado segue o primeiro teste bem-sucedido de separação de veículos Talon-A da Stratolaunch em 13 de maio. Com este teste de referência concluído, o Stratolaunch progredirá em direção ao seu primeiro voo hipersônico do banco de testes descartável TA-1 durante o segundo semestre deste ano.
 
Após o fechamento da aquisição, a aeronave passará por manutenção e modificação para acomodar sua nova missão de teste hipersônico. A plataforma de lançamento também será renomeada nos próximos meses.
 
 
Leia também:
 

 

Com informações: Stratolaunch 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Espacial, Notícias

Tags: Baoeing 747-400, stratolaunch, usaexport, Virgin Orbit