Suécia adquire aviões C-130 usados da Força Aérea Italiana

C-130J Suécia Itália
C-130J Super Hércules da Força Aérea Italiana. Foto: Chris Lofting via Wikimedia.

A Suécia abandonou de vez seus planos de modernizar sua frota de cargueiros C-130H Hércules e decidiu adquirir outros aviões. Em entrevista, o Comandante da Força Aérea Sueca confirmou que a organização comprou seis C-130J Super Hércules usados da Força Aérea Italiana (AMI).

Falando à publicação Air Forces Monthly, o Major-General Carl-Johan Edström disse que os dois primeiros C-130J ex-AMI chegaram à Suécia em 2023. Estas aeronaves serão posteriormente modificadas. Apesar de ter afirmado que seis aviões serão comprados, Edström disse que apenas quatro foram confirmados. 

Foto: Nicky Boogaard

Os suecos optaram por não modernizar seus C-130H, designados Tp.84, por conta da lacuna que seria deixada enquanto os aviões fossem atualizados, um trabalho que exige entre seis e nove meses por aeronave. 

Edström também não disse se algum dos “novos” C-130J será configurado para missões de reabastecimento em voo. Um dos Tp.84, de registro 842, recebeu a configuração de avião-tanque para reabastecer os caças JAS-39 Gripen do país. 

C-130 Tp.84 Suécia Gripen

Tp.84 (KC-130H) em reabastecimento com caças JAS-39 Gripen. Foto: Milan Nykodym

Segundo Scramble Magazine, a AMI armazenou um número desconhecido de C-130J. A frota de Super Hercules, operada pela 46ª Brigata Aérea Silvio Angelucci em Pisa/San Giusto, é composta por doze C-130J e dez C-130J-30 de fuselagem estendida, dos quais um foi baixado em 23 de novembro de 2009.

Três C-130J foram convertidos em aviões-tanque KC-130J, embora a Itália tenha adquirido originalmente seis kits de reabastecimento. A situação com os C-130J italianos não é clara. Pelo menos três aeronaves foram armazenadas em Pisa em várias ocasiões, mas não se sabe se são sempre as mesmas. Também cerca de cinco aeronaves foram vistas em Veneza.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.