O Paramount Group da África do Sul está entregando seus primeiros aviões de ataque Mwari para diversas clientes não identificados. As vendas marcam as primeiras exportações do pequeno turboélice de ataque e vigilância.
As informações foram reveladas pela própria companhia na última quarta-feira (21) durante a Africa Aerospace and Defence Expo, evento que ocorre na base de Waterkloof, da Força Aérea Sul-Africana (SAAF).
Desenvolvido a partir do Ahrlac (Advanced High Performance Reconnaissance Light Aircraft), o Mwari é uma aeronave de pequeno porte, equipada com um turboélice Pratt & Whitney PT6 montado em configuração pusher, na traseira da fuselagem.
Segundo a fabricante, o Mwari “atende a um importante requisito de segurança global das forças aéreas de todo o mundo, de qualquer tamanho, para recursos avançados de ISR [Inteligência, Vigilância e Reconhecimento] e ataque de precisão.”
“Ele integra conceitos de design de helicópteros, plataformas de vigilância e aeronaves de reconhecimento com a capacidade de transportar vários sistemas, como radar de vigilância e sistemas de sensores eletro-ópticos.”
Falando ao Defense News, Sam Amsterdam, porta-voz da Paramount, não forneceu valores de contrato nem identificou os clientes do Mwari, mas disse que um deles é uma força aérea africana. A empresa também diz que está prospectando mais clientes na África e Ásia.
“Temos imenso interesse em todo o mundo. Nosso maior desafio agora será configurar a capacidade de produção com rapidez suficiente para atender à demanda”, disse o fundador do grupo, Ivor Ichikowitz.
“O Mwari é um divisor de águas para as forças aéreas”, acrescenta. “Ele é propositalmente projetado para o tipo de guerra assimétrica que as forças militares modernas em todo o mundo estão sendo solicitadas a conduzir”.
Fabricado perto da capital Pretória, o Mwari tem um teto de voo de 31.000 pés, velocidade de até 250 nós (463 km/h) e tem um alcance de 550 milhas náuticas (1018 km). A aeronave também pode voar por até 6,5 horas, diz a empresa. A aeronave está equipada com um compartimento de sistemas de missão intercambiável que fornece várias “opções de sensor e carga útil” que podem ser trocadas de acordo com as necessidades de cada operação.
Com informações de Defense News e Flightglobal.
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.