Heathrow Airport, aerial view. Copyright BAA Limited. Strictly for BAA related articles only Source: www.baa.com/medialibrary

A nova pista do Aeroporto Internacional de Heathrow será construída e assim decidiu a Suprema Corte do Reino Unido. Em meio a polemica da terceira pista ser construída, a decisão havia sido suspensa pelo Tribunal de Justiça. Após esse pedido de suspensão, foi o último recurso cabível para anular.  

Isso porque agora o pedido de suspensão foi rejeitado pela Suprema Corte e não há mais recurso disponível pois é a última instância. A decisão foi tomada na manhã de hoje(16/12), o aval foi dado unanimemente pelos juízes da Suprema Corte do Reino Unido.

“Este é o resultado certo para o país, que permitirá que a Grã-Bretanha Global se torne uma realidade … A demanda por aviação se recuperará da Covid, e a capacidade adicional em um Heathrow expandido permitirá que a Grã-Bretanha como nação soberana competir pelo comércio e vencer nossos rivais na França e na Alemanha”. Disse um porta-voz do Aeroporto de Heathrow.

O projeto prevê a construção de uma terceira pista localizada ao norte da 09L-27R. A nova pista vai permitir o Aeroporto expandir suas operações e abrir mais slots conforme forem autorizados e permitidos. 

Antes da pandemia o Aeroporto de Heathrow era o mais movimentado de toda a Europa, segundo dados, cerca de 8 Aeroportos tem três ou mais pistas em operação. A construção da nova pista garante uma maior capacidade, visto que o Aeroporto exige muita estrutura para aguentar tantas operações diárias. 

As companhias aéreas estimam que os níveis de 2019 sejam recuperados apenas em 2024. Com isso a nova pista não deverá ser construída no momento, atualmente o Aeroporto não possui grandes demandas como antes da pandemia. A previsão é de que a pista seja construída em 5 anos ou mais a depender da recuperação do mercado de aviação. 

DEIXE UMA RESPOSTA