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Taiwan vai aposentar seus caças F-5 até o final deste ano

Caça F-5E Tiger II de Taiwan- Foto: Reinier Schreurs

A Força Aérea da República da China (ROCAF) está prestes a dar baixa em sua frota de caças F-5 Tiger II. Com quase 60 anos de serviço, os jatos norte-americanos deixarão de voar nos céus de Taiwan até o final deste ano, dando lugar a um avião fabricado localmente. 

Historicamente, Taiwan está entre os maiores operadores do pequeno caça da Nothrop, tendo comprado cerca de 515 aeronaves das versão F-5A/B Freedom Fighter e F-5E/F Tiger II. Mas como em outras nações, o tempo do F-5 também está se esgotando na República da China.  Os Tigres agora dão lugar às Águias, à medida que os novos AT-5 Brave Eagle vão ocupando o espaço do F-5 nas bases aéreas.

O AT-5 é um jato de treinamento avançado, baseado no F-CK-1 Ching Kuo, um caça bimotor desenvolvido localmente em parceria com os Estados Unidos. A aeronave atenção por ter semelhanças com outros modelos, especialmente o F-16 (também operado no país) e o F/A-18 Hornet. 

Já fazem alguns anos que os F-5 já não estão mais na linha de frente da aeronáutica taiwanesa, atuando apenas como jatos de treinamento. Taiwan chegou a considerar uma modernização dos jatos, semelhante ao que a Força Aérea Brasileira fez com a sua frota. Todavia, a ROCAF optou por aplicar os recursos em outros projetos, como o F-16. 

Embora a baixa dos F-5E/F esteja programada para este ano, nem tudo está acabado para os tigres taiwaneses. Uma versão “rara” do jato ainda seguirá e operação até o final de 2024. 

Trata-se do RF-5E Tigereye, uma variante de reconhecimento tático: no lugar do radar e de um dos canhões de 20mm foram instaladas câmeras fotográficas. Uma fonte militar confirmou ao portal Taiwan News que os RF-5 permanecerão voando até que a ROCAF receba pods de reconhecimento MS-110 para seus F-16 e os drones MQ-9B. 

RF-5E 5504/30088 12th TRS/ 5th TFW/ RoCAF - Taiwan

Segundo o levantamento World Air Forces 2023 de Flightglobal, restam 62 F-5 em atividade em Taiwan, incluindo os RF-5 de reconhecimento. Com a aposentadoria dos jatos em Taiwan, ainda restarão 17 operadores do F-5 pelo mundo, incluindo Brasil, Chile, Estados Unidos e Coreia do Sul. 

 

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Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: F-5, Taiwan, usaexport