O primeiro Airbus A321 Long Range, CS–TXA, iniciou no último dia 11 de maio os seus voos comerciais, tendo tido como primeiro destino Praga. 
 
Este novo modelo da Airbus é o primeiro avião narrow body da TAP com capacidade para operar rotas transatlânticos.

O A321neo LR da TAP é configurado com 171 assentos (16 assentos na Business, 48 na Economy Premium e 107 Economy), e possibilita voos de longo alcance, criando oportunidades da TAP utilizar essa aeronave em rotas para o nordeste brasileiro e também para os Estados Unidos.

“O A321LR é crítico para os planos de expansão da TAP. Com seu alcance superior, podemos explorar confortavelmente os mercados da América do Norte, América do Sul e África a partir de Portugal, e isso vai encaixar-se perfeitamente nos nossos A330neo”, disse Antonoaldo Neves, CEO da TAP Air Portugal.

“No Brasil, o A321LR pode abrir novos mercados no Nordeste e complementar os serviços existentes para cidades como Recife, Natal, Fortaleza ou Salvador”, disse Antonoaldo.

O A321LR da TAP é equipado com um moderno sistema de entretenimento individual por assento, além da conexão de internet via satélite para os passageiros. Ele será operado na rota Lisboa-Tel Aviv quando entrar em serviço.

A TAP é mesmo a primeira companhia aérea do mundo a operar em simultâneo o Airbus A330neo e o Airbus A321 Long Range.  
  
A Companhia receberá um total 37 novos aviões este ano e 71 até 2025, ficando assim com uma das frotas mais modernas do mundo. Esta renovação e crescimento da frota tem permitido à TAP anunciar novos destinos e mais frequências.