Quando recebeu o primeiro A321LR, a TAP Air Portugal declarou que a aeronave seria um ponto chave para voos ao norte e nordeste brasileiro, além de fazer ligações sem escalas com destinos na América do Norte.

E a companhia portuguesa já iniciou seu planejamento de voos transatlânticos com a nova aeronave. A partir do dia 29 de outubro Belém, no Pará, será o mais novo destino que a companhia trocará o A330ceo pelo A321LR, resultando em uma boa diminuição do custo por passageiro transportado.

Devido à menor oferta de assentos, a TAP implementou também mais um voo semanal, a partir do dia 29 de outubro, e agora serão três frequências semanais, às terças, sextas e sábados.

O A321neo LR da TAP é configurado com 171 assentos (16 assentos na Business, 48 na Economy Premium e 107 Economy), e possibilita voos de longo alcance, criando oportunidades da TAP utilizar essa aeronave em rotas para o nordeste brasileiro e também para os Estados Unidos.

O A321LR da TAP é equipado com um moderno sistema de entretenimento individual por assento, além da conexão de internet via satélite para os passageiros. 

Em 2015 a TAP Portugal, já com administração em parte privada, encomendou 15 aviões A320neo e 24 da versão A321neo, sendo que 12 deles são da versão LR (Long Range), com 1000 km a mais de autonomia.