Aeroporto de Maringá
Foto: Thiago Louzada / PMM

O Aeroporto de Maringá recebeu nesta última segunda (07), técnicos da Secretaria de Viação Civil (SAC) que estão supervisionando várias obras realizadas no local, como a modernização e ampliação da pista de pousos e decolagens.

Os técnicos ficam na cidade até esta terça-feira (08) e na pauta dos encontros estão a discussão do projeto do Terminal de Passageiros que está sendo desenvolvido pela Infraero e a modernização dos equipamentos da Torre de Comando.

A Secretaria de Aviação Civil é o órgão que repassa os recursos para as obras do aeroporto. “Faltam poucos detalhes para a conclusão das obras da pista e o Termo de Compromisso da modernização da Torre de Comando deverá ser assinado em breve”, explica o superintendente do Aeroporto, Fernando Rezende.

As obras vão ao encontro do processo implantado, na gestão Ulisses Maia, de transformação de Maringá em cidade de Classe Mundial, ou seja, com infraestrutura e empresas em condições de realizar negócios com todo o mundo.

O vice-prefeito, Edson Scabora, recepcionou os técnicos do SAC e realizou uma reunião de apresentação das obras executadas e em execução, com visita a campo para visão geral do empreendimento. Nesta terça, serão realizadas reuniões técnicas e visitas às obras do aeroporto.

Estarão presentes também representantes da Fundação Getúlio Vargas. Ao lado dos técnicos do SAC, eles apresentarão o Diagnóstico Sicro, ferramenta usada como referência para orçamentação de obras de infraestrutura aeroportuária.

 

Obras de ampliação do Aeroporto de Maringá

A Infraero ficará responsável pela elaboração do Termo de Referência (TR) que servirá para o Aeroporto contratar os Projetos Executivo (PE) e as obras de ampliação e modernização do Terminal de Passageiros e pelo projeto básico do novo Terminal, que compreende os serviços técnicos de Engenharia e Arquitetura.

“O novo Terminal de Passageiros faz parte do Planejamento Estratégico da atual gestão municipal. Temos como prioridades a segurança operacional e o conforto de passageiros. Atrelado ao Planejamento Estratégico do Município, estabelecido pelo prefeito Ulisses Maia no início de 2017, estamos trabalhando para um futuro próximo Maringá ser referência no Sul do Brasil no segmento logístico”, afirma o Superintendente do Aeroporto, Fernando Rezende.

Projeto contempla três pontes de embarque fixas.

O projeto do novo Terminal terá aproximadamente 8 mil metros quadrados, o dobro do tamanho do atual. O prazo de execução dos serviços é de 180 dias corridos, contados a partir do recebimento da Ordem de Serviço pela Infraero.

“Para a Infraero, é uma satisfação participar dessa etapa importante do desenvolvimento do Aeroporto de Maringá, que é estratégico para o Estado do Paraná. Aplicaremos nossa vasta experiência em modelagem de Terminais de Passageiros, o que prova que a Infraero está pronta para apoiar no desenvolvimento dos aeroportos regionais”, afirma o superintendente de Engenharia da Infraero, Giuliano Capucho.

 

Via: Prefeitura de Maringá