Advertisement

Terremoto em Taiwan danifica aviões de caça F-16

F-16 da Força Aérea de Taiwan. Pelo menos seis aviões de caça foram danificados por terremoto que atingiu o país. Foto: Al Jazeera.

Pelo menos seis aviões de caça F-16 Fighting Falcon da Força Aérea da República da China (ROCAF) foram danificados pelo terremoto que atingiu Taiwan na manhã desta quarta-feira (03). O tremor de magnitude 7,4 foi o mais forte registrado no país em 25 anos e deixou nove mortos e mais de 900 feridos. Cinquenta pessoas estão desaparecidas. 

O epicentro do terremoto foi perto de Hualien, no Leste de Taiwan, cidade que possui uma base aérea. A organização militar abriga a 5ª Ala de Caça Tática, que opera caças F-16 MLU. Segundo a ROCAF, os aviões foram levemente danificados no revestimento pelas escadas usadas pelos pilotos para subirem nas aeronaves. Com o tremor, o movimento das escadas contra os aviões deixou arranhões e amassados na fuselagem. 

F-16 H-6 taiwan China
F-16A de Taiwan interceptando um bombardeiro chinês H-6. Foto: Força Aérea Taiwanesa.

Por serem danos leves, os F-16 foram rapidamente consertados e postos de volta ao serviço. A ROCAF também disse que o evento não afetou a prontidão de combate. A instalação militar de Hualien está recebendo equipes e material de todo o país. Dois cargueiros C-130 Hércules pousaram na base carregando uma equipe de busca e salvamento.

Pouco antes do terremoto atingir o país, o Ministério da Defesa Nacional informou pelo X que cerca de 30 aviões e nove embarcações do Exército Popular da China (PLA) ultrapassaram a linha da Zona de Identificação de Defesa Aérea que cerca o país. A situação, que é comum, foi acompanhada pelos militares chineses. 

O F-16 é o principal caça da Força Aérea Taiwanesa, que opera 137 dessas aeronaves. Através do programa Peace Phoenix Rising, o país concluiu recentemente a atualização da frota para o padrão Blcok 70, o mais moderno do jato norte americano, e adquiriu mais 66 aeronaves já com a atualização. 

Além dos F-16, a ROCAF também opera o Mirage 2000-5 francês e o F-CK-1 Ching Kuo, este último um avião de caça desenvolvido e fabricada localmente com apoio dos Estados Unidos. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: F-16, Taiwan, terremoto