Helicóptero Helisul Flapper Embraer
Foto: Helisul

Em poucos dias a Embraer e a Flapper começarão a testar uma nova tecnologia de transporte urbano no Rio de Janeiro. Com helicópteros normais, a fabricante brasileira quer adquirir dados de como será o tráfego aéreo com vários veículos voadores, como se os helicópteros operassem no modelo esperado para os eVTOLS.

E para incentivar a demanda, as duas empresas estão comercializando voos de helicóptero entre o Aeroporto do Galeão e a Barra da Tijuca a partir de R$ 99, um preço equivalente a mesma corrida realizada com um Uber Black em horário de normal, por exemplo.

A ação entre as duas empresas, que têm participação de parceiras como a Helisul que encomendou os eVTOLs da Embraer, será realizada do dia 08 de novembro até 06 de dezembro. Vale ressaltar que os voos são compartilhados.

Em seu site a Flapper diz: “Em alguns anos o eVTOL, aeronave elétrica da Eve, vai inaugurar nos céus do Rio um novo meio de transporte, muito mais rápido, limpo e acessível. E você pode antecipar esta experiência, com tarifas super reduzidas!”

O Eve Rio Experience tem 2 Meeting Points, onde você embarca: no Aeroporto RIOgaleão e no Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen, na Barra da Tijuca.

Nestes pontos de encontro, você pode ver como será o eVTOL, através de uma experiência imersiva de Realidade Aumentada. 

Dimensões do eVTOL projetado pela Eve, subsidiária da Embraer para veículos urbanos. A propulsão é totalmente elétrica.

Para comprar sua passagem entre os dois pontos do Rio de Janeiro e testar essa experiência é muito simples. Acesse o site eve.flyflapper.com ou reserve diretamente no app da Flapper, disponível para Android e iOS.

Ao todos são seis voos diários disponíveis e realizados com helicópteros da Helisul, uma empresa de táxi aéreo que está auxiliando no desenvolvimento desta tecnologia. A operação de Mobilidade Aérea Urbana conta com o apoio da ANAC e do DECEA, que controla o Espaço Aéreo e fazem parte deste estudo de novas tecnologias.

 

O eVTOL elétrico da Embraer que tem centenas de encomendas no exterior

No vídeo abaixo podemos ver um pouco do trabalho realizado pela Embraer para desenvolver as tecnologias necessárias. Boa parte desse projeto está ocorrendo no Brasil, nas diversas instalações da Embraer.

O projeto é chamado de EveAirMobility, relacionado ao nome da nova empresa criada pela Embraer (Eve Urban Air Mobility Solutions) para desenvolver o ecossistema da Mobilidade Aérea Urbana (UAM).

A Eve está desenvolvendo um portfólio completo de soluções para preparar o mercado de UAM e, em última análise, beneficiar a vida das pessoas, incluindo o desenvolvimento e certificação do veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL) da empresa, uma abrangente rede de suporte e serviços associados e a criação de soluções de gestão de tráfego aéreo urbano.

A Embraer está aproveitando a experiência da Embraer e da Atech, uma subsidiária do Grupo Embraer, no fornecimento de softwares de gestão de tráfego aéreo mundialmente reconhecido para criar as soluções que ajudarão a dimensionar com segurança a indústria de UAM daqui para frente.

Na ponta desta corrida para o futuro, a Embraer já conta com mais de 600 propostas de encomendas e diversas parcerias para desenvolver o seu eVTOL. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA