Foto: Textron/Divulgação.

A Textron Inc., proprietária da Beechcraft, anunciou na terça-feira (13) a edição especial do 75º aniversário do Beechcraft Bonanza G36, que traz um interior personalizado e uma pintura na cor azul, inspirada em Olive Ann Beech (fundadora da Beechcraft), combinando tecnologia e estilo retrô. 

Segundo a TAM Aviação Executiva, representante da Beechcraft no Brasil, as encomendas do modelo comemorativo já podem ser realizadas e as entregas estão previstas para 2022. O Bonanza continua a ser um pilar importante na liderança da empresa no mercado de pistão e sua produção contínua é a mais longa da história.

“A fórmula para a longevidade do Beechcraft Bonanza envolve um estilo e utilidade para qualquer idade, com uma legião apaixonada de proprietários e aspirantes a proprietários, com um compromisso de sete décadas por parte dos engenheiros da empresa em refinar e atualizar continuamente os recursos para atender às necessidades do cliente, de tecnologia, regulatórias e ambientais”, explica Lannie O’Bannion, vice-presidente sênior de Vendas Globais e Operações de Voo.

“Sabemos que Walter e Olive Ann Beech ficariam orgulhosos de saber o patamar em que chegou o elegante e poderoso Bonanza G36 de hoje.”

“O modelo retrô da nossa edição especial do 75º aniversário Bonanza é uma homenagem à força, visão, liderança e estilo da senhora Beech”, disse O’Bannion. “A combinação de cores do interior é inspirada nas tendências dos anos 1950, quando a senhora Beech assumiu a liderança da empresa.”

Olive Ann tornou-se presidente em 1950 após a morte de Walter, tornando-se a primeira mulher a chefiar uma grande empresa de aeronaves. Sua lendária carreira durou 50 anos e, quando se aposentou em 1982, ela havia desempenhado papéis importantes no crescimento da empresa de 10 para 10.000 funcionários e causou um impacto na indústria da aviação de várias maneiras.

Mais de 18 mil aeronaves Bonanza foram entregues. O modelo foi colocado no mercado 15 anos após a fundação da fabricante em Wichita, no estado americano do Kansas, por Walter e Olive Ann.

A edição especial do 75º aniversário do Beechcraft Bonanza G36 é inspirada em “Beech Blue”, uma cor personalizada que Olive Ann adotou a conselho do estilista Oleg Cassini. A cor se tornou sua marca e pode ser encontrada em tudo, desde seus ternos e móveis de escritório até a pintura de seu automóvel e interiores de aeronaves pessoais.

Foto: Textron/Divulgação.

A edição comemorativa do Bonanza G36 incorpora elegantemente o tom azul no esquema de pintura exterior e os painéis das janelas interiores, carpete e assentos. Os assentos e os contornos da parede lateral/mesa trazem um aspecto moderno e esportivo à paleta de cores retrô.

Outros detalhes incluem um logotipo “Bubble B” no tapete e sua assinatura usada como uma peça de metal acima da mesa da cabine e como um gráfico externo abaixo da janela do piloto.

O Bonanza G36 possui 6 assentos e tem uma cabine quase um terço maior do que seu concorrente mais próximo. Alimentado por um motor Continental IO-550-B de 300 cavalos e uma hélice de três pás de velocidade constante, a aeronave tem uma velocidade máxima de cruzeiro de 176 nós (325 km/h), um alcance máximo de mais de 920 milhas náuticas (1.703 km), uma carga útil máxima de 1.060 libras (480 kg) e um teto de serviço de 18.500 pés (5.638 m).

Entre as atualizações recentes, está a cabine de comando integrada de próxima geração G1000 NXi da Garmin. O interior espaçoso da aeronave pode ser rapidamente organizado em várias configurações, tornando-a uma grande aliada para variados tipos de missão.

Via TAM Aviação Executiva.