Todo o luxo do Embraer Legacy 650E

A Embraer tem um jato muito importante na sua linha de “Executivos”, é o Legacy 650, derivado do antigo projeto do Legacy 600 e mais ainda do ERJ, a linha de jato comercial que deu para a fabricante brasileira uma liderança na aviação regional.

E na LABACE deste ano tivemos o prazer de conhecer todos os detalhes do Legacy 650E, uma atualização do Legacy 650 que a Embraer apresentou originalmente em 2017.

Desde então o Legacy 650E oferece alguns recursos a mais, tanto para os tripulantes como para os passageiros que vão a bordo. Os refinamentos no cockpit da aeronave incluem o Sistema de Visão Sintética (SVS) como parte da última versão do pacote da aviônica Primus Elite Advanced Features (PEAF), da Honeywell, que também conta com a simbologia do sistema anticolisão de tráfego e informação meteorológica de solo XM sobrepostos ao mapa móvel, aumentando o alerta situacional dos pilotos.

Uma atualização de 2018 incorpora o autothrottle (acelerador automático) como item de série, elevando o nível de automação e reduzindo a carga de trabalho da tripulação. Essas tecnologias complementam o comprovado sistema aviônico do Legacy 650E, compatível com os mais rígidos requisitos da próxima geração de controle do espaço aéreo.

A aeronave tem alcance de 7.223 quilômetros (3,900 milhas náuticas) com quatro passageiros nas condições de NBAA IFR.

 

Interior

Já para os passageiros temos disponível um amplo interior, dividido em três distintas zonas de cabine, com capacidade para até 14 passageiros viajando confortavelmente.

O isolamento acústico do avião foi reforçado na versão 650E para aumentar o conforto dos passageiros a bordo.

Além de possuir a melhor galley da sua classe e um bagageiro acessível em voo que é maior até do que de aeronaves da categoria acima, a aeronave pode ser configurada com dois toaletes.

 

Ampla garantia

Foto – Embraer

A Embraer oferece uma garantia de 10 anos ou 10 mil horas de voo para sistemas e componentes (fabricante e fornecedores), relacionados à plataforma. Essa é a maior garantia da indústria.

A Garantia de interior permanece com dois anos, bem como a pintura externa (dois anos ou mil horas de voo).

Motores têm garantia de cinco anos ou 2.500 horas, Unidade de Potência Auxiliar (APU) cinco anos ou três mil horas e a aviônica, cinco anos ou cinco mil horas.

 

Opinião da equipe

Mesmo em solo nós gostamos bastante do novo Legacy 650E da Embraer, a bordo é possível perceber a tecnologia embarcada, que é combinada de modo clássico com o refinamento dos materiais internos.

Dentro encontramos confortáveis assentos em couro, acabamentos em tons de madeira e nenhum sinal de rebarbas ou peças mal encaixadas. O espaço é amplo e capaz de suportar uma pessoa de 1,70m em pé sem maiores problemas.

Apesar da autonomia de voo, o avião é condizente com o mercado alvo, e pode custar a partir de US$ 25,9 milhões, o preço final depende da quantidade de personalizações que o cliente exige da Embraer.