Advertisement

Tripulantes da Azul rejeitam acordo trabalhista para diminuir folgas mensais temporariamente

Azul voos

Após uma rápida votação utilizando um sistema do SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas), os tripulantes da Azul Linhas Aéreas recusaram a proposta da empresa para reduzir o número de folgas. Mais de 2000 aeronautas participaram da votação on-line, com recusa do acordo por parte de 74% deles. 

Esta proposta seria válida somente durante fevereiro e março, com uma compensação no vale-alimentação, que poderia sofrer um aumento de R$ 463,21. 

As folgas deveriam ser reduzidas do mínimo de 10 mensais para 9 ou 8 folgas somente, como forma de amenizar o cancelamento de voos devido a uma alta de infecções de tripulantes por Covid-19 e Influenza. Além disso, a empresa queria publicar suas escalas de maneira quinzenal, ao contrário da divulgação mensal em vigor.

A companhia aérea teve um aumento de 405% no número de dispensas médicas somente no mês de janeiro de 2022.

A Azul disse ao SNA que tem aprovação da ANAC para diminuir temporariamente o número de folgas mensais, após o questionamento de alguns pilotos sobre a segurança das operações em tal condição.

O SNA também denunciou alguns voos da Azul que estão sendo realizados com número reduzido de comissários a bordo, algo que a companhia não realiza após ter iniciado o cancelamento de voos.

Todas as denúncias dos tripulantes, intermediadas pelo SNA, foram encaminhadas para análise da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

A Azul e a LATAM são as companhas aéreas mais afetadas com o cancelamento de voos pela alta de casos de Covid-19 e Influenza entre os funcionários. A Azul está, em uma pesquisa do Portal Aeroflap, com cerca de 3 a 5% da sua malha diária afetada por cancelamentos ou atrasos, e a LATAM tem 1% da sua malha diária enfrentando problemas.

Ambas as companhias estão fornecendo toda a assistência necessária aos passageiros.

 

Com informações do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA)

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Companhias Aéreas, Notícias

Tags: Acordo, azul, Sindicato, Trabalhista, usaexport