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Tripulantes da Southwest rejeitam operar no 737-8 MAX

O sindicato de pilotos do Estados Unidos está reivindicando junto à justiça trabalhista um novo contrato para os pilotos que passarão a operar com o 737-MAX em 2017, na Southwest. A principal alegação dos pilotos está na falta de aviso sobre os novos procedimentos, que serão introduzidos por uma aeronave com a capacidade muito maior que as anteriores, tanto de voo como para os passageiros. A companhia aérea declara que tal preocupação é prematura, visto que ainda falta mais de um ano para o 737-MAX entrar em operação regular.

A Associação de Pilotos da Southwest Airlines (SWAPA) abriu um processo na Corte Distrital dos EUA para o Distrito do Norte do Texas para a proteção de seus pilotos contra o que o sindicato descreveu como “táticas ilegais” da Southwest. “SWAPA afirma que a Southwest Airlines está a violar a lei federal americana, se um acordo não for realizado antes do MAX ser entregue” disse o sindicato em nota.

“Cada novo tipo de 737 que se juntou à frota Sudoeste ao longo dos anos, tem exigido um novo acordo contratual, quer na Secção 6 da Lei de Trabalho ou através de uma alteração no contrato atual”, disse o Presidente do SWAPA, Jon Weaks em um comunicado . “Os pilotos não podem ser forçados a trabalhar sem um contrato em vigor.”

O novo contrato da Southwest com os pilotos para operar o 737-MAX está em negociação desde 2012, nesse tempo o contrato já foi recusado e até paralisado por causa da renúncia do antigo presidente da SWAPA. A Southwest quer normalizar todos os problemas operacionais para conseguir colocar o 737-MAX em sua frota até o final de 2017, a Southwest alega que espera uma boa e rápida posição da justiça americana e do sindicato para não prejudicar os passageiros.

 

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