Advertisement

TUI Airline implementa nova solução para reduzir o consumo de combustível nas decolagens dos voos

TUI Airline Solução SITA sustentabilidade

A TUI Airline implementou totalmente a solução SITA OptiClimb nas cinco companhias aéreas do grupo como parte de sua agenda de sustentabilidade para reduzir as emissões de gases poluentes. A implementação gerou uma economia de até 200 Kg de combustível e 600 Kg de CO2 por aeronave, a cada dia.

A decolagem é a fase do voo que mais consome combustível. Dessa forma, a SITA OptiClimb é uma solução de análise preditiva, que usa o machine learning para criar modelos de desempenho específicos para a empenagem da aeronave. Além disso, a tecnologia é equipada com previsões meteorológicas em 4D e dados operacionais de plano de voo, recursos que possibilitam prever cenários de queima de combustível. A inovação também fornece aos pilotos informações sobre velocidade de subida e de voo, otimizando o consumo de combustível sem comprometer o tempo da viagem.

Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), o combustível representa quase 30% dos custos operacionais de uma companhia aérea e é o maior contribuinte para as emissões da aviação. Por conta disso, as empresas aéreas estão adotando soluções digitais inovadoras, como a SITA OptiClimb, para proporcionar reduções mais imediatas de consumo e emissões, complementando as estratégias de longo prazo do setor, como utilizar combustíveis de aviação sustentáveis e renovar as frotas de aeronaves.

A SITA estima que se todas as companhias aéreas utilizassem a tecnologia OptiClimb, economizariam aproximadamente 5,6 milhões de toneladas de carbono por ano.

Parcialmente utilizada por várias companhias aéreas da TUI em 2022, a SITA OptiClimb está, hoje, totalmente implementada em todas as cinco empresas do Grupo TUI, composto pela TUI Airways, incluindo TUI fly Bélgica, TUI fly Alemanha, TUI fly Países Baixos e TUI fly Países Nórdicos. Como resultado, a solução proporcionou uma economia total para o grupo de cerca de 4.500 toneladas de combustível e 14.000 toneladas de carbono em 2022.

 

Leia também: 

 

Via: SITA

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.