Mil Mi-17 Ucrânia Afeganistão
Helicóptero Mi-17 da força aérea afegã

Parte de um pacote de ajuda US $800 milhões dos Estados Unidos, a Ucrânia recebeu as três primeiras unidades do helicóptero Mil Mi-17 produzido desde a época da União Soviética. 

Curiosamente, os Mi-17 enviados para as tropas ucranianas foram comprados pelo Pentágono para o Afeganistão, o que não aconteceu por conta da retirada das tropas norte-americanas do país localizado no Oriente Médio. 

Além dos helicópteros a Ucrânia também receberá armas defensivas, incluindo sistemas antiaéreos enviados da Estônia, Letônia e Lituânia. Esta é mais uma etapa de colaboração dos EUA e de países da OTAN com a situação tensa entre a Ucrânia e Rússia, que teve seus ânimos amplificados nos últimos meses. 

Com os novos Mi-17 recebidos, as aeronaves passarão por um processo de manutenção, em seguida, os Mi-17 serão finalmente repassados para militares ucranianos. Praticamente ao mesmo tempo, o país também receberá armas antiaéreas, além de munições e veículos blindados.

O Mi-17 é um helicóptero utilitário desenvolvido na antiga União Soviética pela Mil Moscow Helicopter Plant. Junto do seu predecessor Mi-8, forma a linha de helicópteros mais produzida da história. O equipamento é reconhecido pela sua robustez e está em serviço em diversos países, em operações civis e militares.

Com informações: Defence Blog