Considerada a maior expedição brasileira à Antártica, 12 pesquisadores brasileiros estão desde o dia 7 de dezembro no continente gelado para estudar mais de 200 anos de dados ambientais.
O objetivo da expedição visa instalar o módulo Criosfera 2, laboratório totalmente automatizado que ampliará a coleta de dados ambientais – como informações meteorológicas e sobre a química atmosférica.
Para a construção do módulo, um avião cargueiro da era soviética Ilyushin Il-76TD de matrícula UR-ZAR foi utilizado para o apoio logístico e transporte do módulo Criosfera 2. O módulo foi construído com tecnologia brasileira para coletar dados do clima e da concentração de dióxido de carbono (o CO₂, principal gás de efeito estufa) ao longo de todo ano.
Curiosamente, o UR-ZAR faz parte da ZetAvia, uma empresa aérea cargueira fundada em 2009 e com sede em Mykolaiv, na Ucrânia. Para a missão especial, a aeronave fez uma parada técnica no Brasil via Recife (REC) no dia 29 de outubro.
De Recife, a aeronave seguiu para Punta Arenas (PUQ), aeroporto chileno localizado no extremo sul do continente sul-americano. Desde então, a aeronave já realizou dezenas de voos entre a Antártica e o aeroporto chileno, movimentação que ganhou destaque no site de rastreamento Flightradar24.
A ZetAvia opera voos fretados em nome de diferentes clientes e transporta vários tipos de operações de carga, incluindo cargas comerciais, mercadorias perigosas, cargas pesadas e de grandes dimensões.
The IL-76 is one of the largest and heaviest aircraft to operate regularly to Antarctica. https://t.co/BH00tE4nOM pic.twitter.com/gLMKFltAGx
— Flightradar24 (@flightradar24) December 29, 2022
Veja como foi a chegada da aeronave em Recife:
A expedição brasileira na Antártica conta com a participação de professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). As atividades integram o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) e a 41ª Operantar, coordenada pela Secretaria Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM).
A operação logística, que envolve o transporte e a instalação do módulo Criosfera 2 na Antártica e a manutenção do módulo Criosfera 1, custará R$ 3,5 milhões. O valor é financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), por meio dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).
Com informações: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
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