Nesta quarta-feira (12), os esquadrões Tracajá, Pastor, Pioneiro e Guará celebram seus 52 anos de fundação. Os Esquadrões de Transporte Aéreo (ETA) são sediados em múltiplas localidades do país, e são empregados em missões de evacuação aeromédica, suprimento, lançamento de cargas, transporte órgãos e demais operações.
Sediado na Ala 9, em Belém (PA), o 1º ETA, Esquadrão Tracajá utiliza aeronaves C-95 Bandeirante, C-97 Brasília e C-98 Caravan. As mesmas aeronaves também são empregadas pelo 2º ETA, o Esquadrão Pastor, baseado na Ala 10, em Parnamirim (RN).
O 3º ETA, Esquadrão Pioneiro, destaca-se por ter sido a primeira unidade a utilizar o Embraer C-95 Bandeirante, aeronave que usa até os dias de hoje, atualmente modernizada. A organização é sediada na Base Aérea de Santa Cruz, atual Ala 12, no Rio de Janeiro.
Já o 6º ETA, o Guará, opera aeronaves C-95 Bandeirante, C-97 Brasília, C-98 Caravan, U-55 Learjet e U-100 Phenom. O esquadrão tem como casa a Base Aérea de Brasília (Ala 1).
Hoje (12/5), o 6° ETA, Esquadrão Guará, completa 52 anos. #FAB #Dimensão22 #Integrar #FAB80anos #EsquadrãoGuará pic.twitter.com/BCfBMsVNcr
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) May 12, 2021
Recebidos em 2019, os Embraer U-100 Phenom são as aeronaves mais novas da unidade, e vem sendo empregadas extensivamente no transporte de órgãos e tecidos vitais. Na quarta-feira passada, um dos U-100 transportou um coração de Goiânia para Brasília. Segundo a FAB, o Guará realiza mais de 40% das missões de transporte de órgãos e de equipes médicas para transplante.
Desativado em janeiro de 2018, o 4º ETA, Esquadrão Carajá, também estaria celebrando seus 52 anos de fundação hoje.
Os ETAs da FAB foram criados em 12 de maio de 1969 pela Portaria R012/GM3, que veio com o objetivo de descentralizar as atividades do Comando de Transporte Aéreo. A FAB também conta com outros dois ETA: o Esquadrão Pégaso (5º ETA), da Ala 3, e o Esquadrão Cobra (7º ETA), da Ala 8.
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