Bell AH-1W Super Cobra- Foto: U.S. Marine Corps pot Lance Cpl. Christopher England

O Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (U.s Marine Corps), aposentou seus helicópteros de ataque Bell AH-1W Super Cobra “Whisky”. Os Cobras ficaram em serviço durante 34 anos e participaram de conflitos armados importantes.

No catálogo de conflitos que os AH-1W Super Cobra participaram podemos citar a Operação Tempestade no Deserto e a Liberdade do Iraque e Liberdade Duradoura. As aeronaves desempenharam um papel fundamental para as operações dos fuzileiros no território inimigo.

“O AH-1W Super Cobra serviu admiravelmente e deixa um legado notável de pontualidade no apoio de helicópteros de ataque no alvo para nossos fuzileiros navais”, disse o coronel David Walsh, gerente de programas de helicópteros leves / de ataque (PMA-276 ) “Embora o capítulo AH-1W esteja terminando, o AH-1Z Viper está pronto com capacidade ainda maior para apoiar nossos fuzileiros navais nos próximos anos.”

O primeiro voo de um Super Cobra foi em 16 de novembro de 1983, no Bell’s Flight Research Center em Arlington, Texas.

Três anos após o voou inaugural as primeiras unidades foram entregues aos Marines, que obteve uma frota de 179 aeronaves.

No entanto, o Super Cobra ainda vai se manter em operação nos EUA, mas sob comando da Marinha dos EUA (Us Navy), os AH-1 Cobra da marinha norte-americana são designados AH-1Z Vipers.

DEIXE UMA RESPOSTA