USAF envia três bombardeiros B-2A Spirit para treinos com B-1B Lancers sobre o norte da Europa

B-2A Spirit- Foto: USAF

 A USAF enviou para a Estação da Força Aérea de Orland, Noruega, três bombardeiros furtivos B-2A Spirit, as aeronaves fazem parte da Força Tarefa de Bombardeiros Europa 21-1.

As aeronave decolaram da base aérea de Whiteman, Missour e fizeram uma escala técnica no Campo de Lajes, Açores, Portugal, onde conduziram um hot pit, um reabastecimento com motores ligados, após isso seguiram rumo ao norte europeu.

Os Bombadeiro furtivos B-2 Spirit , representam uma alto valor estratégico para os EUA. Foto- U.s Air force.

Os três bombardeiros furtivo se juntam em uma missão sobre o ártico com dois bombardeiros B-1B Lancer que estão baseados na Noruega desde o mês passado, marcando assim a primeira operação destas aeronaves no país europeu.

“As missões da Força-Tarefa de Bombardeiros são críticas para manter nossa vantagem competitiva global”, disse o Tenente-General Stephen Basham, subcomandante das Forças Aéreas dos EUA na Europa-Força Aérea na África, em um comunicado público. “A importância de fornecer aos aviadores a oportunidade de treinar em ambientes únicos não pode ser exagerada.”

Em apoio a missão dos bombardeiros, aeronaves KC-135 forneceram combustível as aeronaves durantes os voos de treinamento em conjunto sobre o ártico.

Vale destacar as operações recentes dos B-1B Lancer na região, pela primeira vez as aeronaves pousaram em uma base aérea no Círculo Polar Ártico, essa ação demostra a parceria entre nações membras da OTAN.