USAF queria desativar mais de 100 aviões, congresso norte-amerinaco tenta impedir

O Congresso está tentando impedir a Força Aérea de aposentar qualquer um de seus aviões de ataque A-10 Warthog, tanques de reabastecimento KC-135 e drones de vigilância RQ-4 Global Hawk neste ano fiscal.

Em 3 de dezembro, os comitês das Forças Armadas da Câmara e do Senado apresentaram o relatório da conferência da Lei de Autorização de Defesa Nacional fiscal de 2021 – uma versão final do projeto de defesa que inclui contribuições de ambas as câmaras. O projeto deve ser aprovado pelo Congresso na próxima semana e, então, será encaminhado para a mesa do presidente Donald Trump, que ameaçou vetá-lo .

O NDAA deste ano continha disposições de políticas sobre tudo, desde a estrutura organizacional do Pentágono até bases militares nomeadas para oficiais confederados. Para a Força Aérea, a maior preocupação era se o Congresso daria luz verde ao desinvestimento de mais de 100 aeronaves, o que os líderes de serviço disseram que liberaria fundos para as prioridades de modernização que incluem tecnologias espaciais e o conceito de Comando e Controle Conjunto de Todos os Domínios (que foi recentemente atualizado para Comando e Controle Combinados de Todos os Domínios).

Os legisladores optaram por deixar a Força Aérea aposentar alguns bombardeiros, tanques e aviões de carga, mas eles protegeram estridentemente outros como o A-10 e o Global Hawk de quaisquer reduções.

Aqui está uma análise do que a Força Aérea queria enviar para o cemitério e como o Congresso respondeu:

A-10: As batalhas do Congresso com a Força Aérea sobre o venerável A-10 foram legião na última década, com a Força buscando aposentar toda a frota em meados da década de 2010. No AF21, a Força Aérea buscou um ajuste mais modesto – a retirada de 44 A-10s, ou cerca de três esquadrões de aeronaves, deixando cerca de 237 Warthogs para voar em missões de apoio aéreo aproximado na próxima década.

A-10 Thunderbolt II- Foto: U.s Airforce

Mas o Congresso colocou o kibosh nisso também, estipulando no NDAA que nenhum financiamento seja usado para alienar ou retirar qualquer um dos 281 A-10s atualmente no estoque da Força Aérea.

Bombardeiros: A Força Aérea esperava aposentar 17 de seus B-1s mais antigos, que os líderes disseram que estavam colocando pressão sobre a frota devido à força de trabalho necessária para mantê-los funcionando. No projeto de lei de defesa, o Congresso revogou uma lei existente que exige que a Força Aérea mantenha pelo menos 36 aeronaves B-1 com código de combate – concordando essencialmente com a redução da frota B-1.

B-1B Lancer decola da base aérea de Andersen- Foto da USAF

No entanto, os legisladores estabeleceram várias novas estipulações: A Força Aérea deve manter 92 bombardeiros de qualquer tipo em seu estoque de aeronaves de missão primária. O serviço deve colocar quatro B-1s aposentados no armazenamento para que possam ser recuperados, se necessário. E ele não pode remover nenhum tarugo de manutenção do B-1, garantindo que os B-1s que permanecerem terão o tempo e a atenção necessários para mantê-los voando.

Frota ISR: O Congresso também rejeitou o plano da Força Aérea de retirar todos os Global Hawk Block 20 e 30 drones de vigilância – um total de 24 aeronaves – que teriam deixado o RQ-4 Block 40s e o avião espião U-2 ao redor para conduzir a alta – missão de vigilância de altitude.

RQ-4 Global Hawk

Na última década, a Força Aérea tentou várias vezes alienar seus Global Hawks e U-2s, com o Congresso se recusando a permitir a retirada de qualquer uma das aeronaves. Em resposta, o Congresso estipulou uma lista de requisitos que a Força Aérea deve atender antes que os legisladores considerem esse pedido. Especificamente, os legisladores pediram certificações do Departamento de Defesa de que a Força Aérea está desenvolvendo uma maneira econômica de substituir o RQ-4 ou U-2, ou uma dispensa do secretário de defesa declarando que uma capacidade melhor, mas mais cara está em desenvolvimento.

Lockheed U-2 Dragon-Foto – USAF

Nenhum dos dois foi recebido, escreveram os legisladores no relatório da conferência.

“Os conferencistas entendem e reconhecem que a modernização das capacidades de inteligência aerotransportada, vigilância e reconhecimento (ISR) exigirá o desinvestimento dos sistemas legados”, afirmou o relatório da conferência. “No entanto, os conferencistas continuam preocupados com a contínua incapacidade da Força Aérea de executar um plano de aquisição e substituição de ISR que gerencie adequadamente o risco operacional para os comandantes combatentes globais, bem como a falha da Força em cumprir a lei pública atual.

Tanques: A Força Aérea queria alienar 13 KC-135s e 16 KC-10s no FY21, mas o NDAA traça um plano alternativo – que proíbe qualquer aposentadoria do KC-135 nos próximos três anos.

O Congresso permitirá que a Força Aérea reduza para 50 aeronaves KC-10A de missão primária no FY21, 38 aeronaves KC-10A de missão primária no FY22 e 26 aeronaves KC-10A de missão primária no FY23.

KC-135, C-17 Globemaster IIIs e aeronaves KC-46 Pegasus , taxiando pela base aérea de Altus, Oklahoma-Foto da Força Aérea dos EUA pelo sargento Kenneth W. Norman

A Força Aérea atualmente tem 56 KC-10s que são considerados aeronaves da missão primária, de modo que a linguagem permitiria à Força aérea retirar seis aeronaves no FY21 e um total de 30 tanques nos próximos três anos, disse uma fonte familiarizada com o projeto à Defense News em junho, quando o Comitê de Serviços Armados da Câmara lançou uma linguagem idêntica.

Aviões de carga: O serviço esperava retirar 24 C-130Hs, a maioria dos quais seria diretamente substituída por 19 C-130Js que devem ser entregues no AF21. Embora o NDAA não aborde a questão diretamente, ele define um estoque mínimo de aeronaves de transporte aéreo em 287 aeronaves, incluindo 230 aviões de carga com código de combate.

AC-130U- Foto: USAF

O relatório também incluiu uma cláusula que proibiria a Força Aérea de aposentar apenas os meios de transporte aéreo da Guarda Aérea Nacional.

FONTE: Defesne News

Categorias: Notícias

Tags: EUA Military, USAF

Sair da versão mobile