Advertisement

USAF testa sistema de rapel de novo helicóptero MH-139

Helicóptero MH-139 Grey Wolf será usado na proteção das bases de mísseis nucleares da Força Aérea dos Estados Unidos. Foto: USAF/Divulgação.

Militares de operações especiais da Força Aérea dos EUA (USAF) testaram o sistema de rapel do novo helicóptero MH-139 Grey Wolf. Os testes foram realizados no início de outubro, na Base Aérea de Eglin, Flórida. 

Este foi o culminar de dois dias de testes envolvendo várias avaliações de solo e voo, demonstrando o sistema de inserção e extração de tropas. O evento é outro marco para a aeronave que está com a USAF desde agosto. 

Em comunicado, a base de Eglin explica que o objetivo dos testes, conduzidos pelo 413º Esquadrão de Teste e pelo Destacamento 7 do Comando de Ataque Global da Força Aérea (AFGSC Det 7), foi obter dados sobre a capacidade do MH-139A de apoiar inserções alternativas de militares através de rapel e o chamado fast rope. 

Lançamento de linha de um MH-139 para inserção/extração de tropas por rapel.
Lançamento de linha para inserção/extração de tropas por rapel. Foto: USAF.

Durante a missão, os pilotos avaliaram a área de pouso por segurança e mantiveram um voo pairado estável a 30 pés do solo (cerca de 9,1 metros). Oito militares do 23º Esquadrão de Táticas Especiais e do AFGSC Det 7 posicionaram os equipamentos FRIES (Fast Rope Insertion Extraction System), monitoraram uma execução segura e comunicaram aos pilotos o andamento da operação. O condutor de teste orquestrou e coletou dados para pontos de teste específicos.

A USAF avaliou os recursos atualizados do Gray Wolf, incluindo o equipamento FRIES dedicado, o aumento da potência e a capacidade de lidar com as mudanças do centro de gravidade causado pelo desembarque dos militares. 

“A campanha de avaliações do MH-139A tem trabalhado incansavelmente para executar testes seguros e eficazes e fornecer dados pertinentes aos nossos clientes e combatentes para informar a decisão de adquirir esta aeronave”, disse o tenente-coronel Josh Hallford, membro do AFGSC Det. 7 e um dos pilotos do helicóptero.

Foto: USAF.

A USAF recebeu quatro MH-139A em agosto para a realização dos testes. Em setembro de 2018, Boeing e Leonardo receberam um contrato de US$ 2,4 bilhões para o fornecimento de 80 helicópteros.

Os Grey Wolf foram adquiridos como substitutos para os veteranos UH-1N Huey. As aeronaves serão usadas principalmente por forças de segurança e operadores especiais que atuam na proteção dos silos de mísseis balísticos intercontinentais dos EUA. Comparado ao Huey, o MH-139 oferece mais velocidade, alcance, autonomia, carga útil e capacidade de sobrevivência, fornecendo suporte e transporte aéreo a quatro grandes comandos e outras agências operacionais.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Grey Wolf, MH-139, usaexport, USAF