Foto - Aeroporto de Brasília/Inframerica

Para atender à demanda adicional do recesso de Carnaval, de 1º a 6 de março (quarta-feira de cinzas), as companhias incluíram na malha aérea do Aeroporto de Brasília 22 voos extras.

A previsão é de um fluxo de 1.947 pousos e decolagens no período. A estimativa é de um movimento entre 200 mil e 300 mil passageiros. As regiões com maior quantidade de voo são Nordeste e o Sudeste do país. As capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador representam 44% dos voos previstos para o feriado.    

O dia com maior fluxo deverá ser nesta sexta (1º/03), entre os horários de 5h30 às 12h30 e de 17h às 22h. Na Quarta-feira de Cinzas, retorno do Carnaval, o pico de movimentação deve ocorrer a partir das 12h.

Para quem for viajar, a Inframerica recomenda que os passageiros cheguem com pelo menos 1h30 de antecedência para voos nacionais e 2h30 para internacionais. Além disso, para agilizar o andamento dos processos na fila de raio-x, o passageiro deve retirar todos os objetos metálicos que estiver carregando – cintos, relógios, chaves, moedas e celulares. Tablets e laptops também devem ser retirados de malas e mochilas e depositados nas caixas plásticas.

Vale lembrar que alguns itens são proibidos na bagagem de mão, como objetos cortantes ou perfurantes, líquidos e inflamáveis. Para evitar o descarte dos objetos no canal de inspeção, transporte-os em sua bagagem despachada.

Outra dica importante é sobre a quantidade, volume e peso de bagagens de mão. Confirme com a sua companhia aérea as regras para não precisar despachar a bagagem quando estiver embarcando. Este processo pode atrasar o voo.

Veja outras informações importantes para ter uma viagem tranquila:


  • Os horários de pousos e decolagens podem ser acompanhados pelos monitores espalhados pelo terminal, pelo site ou pelo aplicativo do Aeroporto.
  • Todos os passageiros devem portar documento original com foto para embarcar, como carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho ou passaporte. 
  • A Inframerica lembra que os objetos esquecidos e perdidos no aeroporto são enviados ao “Achados e Perdidos”. A sala fica localizada próximo ao balcão de pagamento de estacionamento, de segunda a sexta-feira, de 7h às 23h (intervalos: das 12h às 13h e das 19h às 20h). Após este horário, buscar atendimento no balcão de informações. O telefone de contato é o (61) 3214-6109. Objetos esquecidos dentro das aeronaves são de responsabilidade das companhias aéreas.
  • Malas e bagagens de mão devem estar sempre acompanhadas de seus donos. Por motivos de segurança, não deixe seus pertences desacompanhados.
  • O conteúdo das malas é de responsabilidade do passageiro. Fique atento, pois transportar objetos de terceiros pode ser um risco.
  • Em caso de dúvidas, procure os funcionários da Inframerica no balcão de informações ou utilize nossos aerofones​.
  • Ao optar por transporte por aplicativo ou táxi, preste atenção ao embarcar​. O serviço de táxi possui uma área própria e credenciada para o serviço no Aeroporto. Motoristas de aplicativo não abordam passageiros, as corridas devem ser feitas pelo sistema da empresa em seu celular. Confira a placa e o nome do condutor do veículo antes de entrar no carro.
  • Vai viajar com criança? Se você for viajar com menores, preste atenção na documentação exigida para cada tipo de viagem. Fique atento, pois há diferença nas autorizações para voos domésticos e internacionais, assim como para menores acompanhados por um ou nenhum dos guardiões legais. Caso tenha qualquer dúvida, procure orientações no Juizado da Infância e Juventude do Aeroporto, no escritório do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), localizado no mezanino do Terminal 1.

 

O que posso levar na bagagem de mão?

Muitos passageiros ficam em dúvidas o que podem e o que não podem carregar consigo dentro da aeronave. Qualquer objeto pontiagudo está proibido, como facas, estiletes e canivetes. Isso vale tanto para voos domésticos quanto internacionais. Há regras diferentes para quem vai voar para o exterior. Veja na lista abaixo alguns dos objetos que geram dúvidas na hora de embarcar e agilize seu procedimento no raio-x.

A ANAC baseando-se em regulações internacionais é quem determina e classifica que tipo de produto pode ser levado como bagagem de mão. Se ainda ficar com dúvidas pergunte ao agente da sua companhia aérea.

– Caixa de Fósforo:  É tolerado como bagagem de mão, desde que não exceda o limite de 1 caixa com até 40 palitos por passageiro.

– Isqueiro: Não pode embarcar como bagagem de mão, isqueiros do tipo maçarico, independentemente do tamanho. É tolerado como bagagem de mão isqueiro com gás ou fluido com comprimento inferior a 8 cm, na quantidade máxima de um por pessoa;

– Carregador extra de celular: Pode embarcar com no máximo 2 baterias sobressalentes. Mas é aconselhável deixar a bateria desligada durante o voo e devem ser protegidas de modo a evitar curtos-circuitos. Deve ser informado à companhia aérea no ato do check in.

– Drone: Pode embarcar, desde que que o equipamento esteja desmontado e a bateria fora do equipamento. Pode embarcar com no máximo 2 baterias sobressalentes e devem ser protegidas de modo a evitar curtos-circuitos. Deve ser informado à companhia aérea no ato do check-in. As hélices não  podem ser compostas por arestas e cantos que contenham partes metálicas afiadas e/ou perfurantes.

– Canudo de aço: Pode ir como bagagem de mão.

– Lixa de unha: Lixa de unha pode, as lixas de unha de metal com comprimento superior a 6cm que não podem embarcar como bagagem de mão. 

– Pinça: Pinças podem embarcar. Pinças pontiagudas de até 6 cm podem embarcar.  (existem umas pinças para carvão de Narguile, pontiagudas e bem grandes. Essas não podem)

– Pedra: Pedras de qualquer tipo, preciosas, tipo cristal, qualquer tipo de rocha ou mineral não podem embarcar na bagagem de mão.

– Barbeador: Barbeadores descartáveis e lâminas em cartucho podem.

– Tesoura de costureira: Como é um objeto pontiagudo, está proibido o embarque na bagagem de mão.

– Desodorante: Pode embarcar como bagagem de mão nos voos domésticos. Em voos internacionais é permitido, desde que não exceda 100ml.

– Desodorante Aerossol:  Em voos domésticos é permitido, desde que não exceda a quantidade de 4 frascos por pessoa e que o conterudo de cada frasco não exceda 300ml. Em voos internacionais é permitido, desde que não exceda 100ml.

– Garrafa de bebida: Nos voos domésticos  é permitido, desde que em embalagem com capacidade de até 1l, não excedendo o total de 5l por passageiro. Em voos internacionais está proibido o acesso de bebidas com mais de 100ml.

– Anzol: Pessoal que gosta de pescar, infelizmente vai ter que despachar o anzol com comprimento superior a 6cm medidos da argola até a curvatura. Anzóis inferiores a esse tamanho é permitido.

– Remédio: Para voos domésticos está liberado o acesso. Para voos internacionais somente com receita médica.

Esmalte: Para voosdomésticos está liberado o embarque. Para voos internacionais, liberado desde que atenda as exigências para transporte de líquidos;

– Acetona e óleo de banana: Proibido em voos domésticos e internacionais, inclusive em bagagem despachada.

– Glitter: Se for viajar neste carnaval, pode levar seu glitter tranquilamente como bagagem de mão em voos domésticos e internacionais. Não há restrição.

– Talher:Talheres podem ser levados como bagagem de mão. Há restrições para facas com pontas e/ou arestas cortantes. Se o comprimento for superior a 6cm, terá que despachar.

 

Via – Aeroporto de Brasília