Advertisement

Valores justos de venda? Precificamos anúncios atuais de King Air

Por Marco Valverde e Rafael Payão.

No dia da postagem desta matéria, em 20 de julho de 2023, nossa equipe identificou 18 anúncios de venda de King Air C90 e F90, em todas as suas versões, ambos nacionalizados. No entanto, você saberia identificar qual deles é uma oportunidade boa de compra ou um preço muito alto?

Para isso, o piloto e especialista em engenharia de manutenção aeronáutica, Rafael Payão e o engenheiro de avaliações especialista em precificações de aeronaves, também piloto, Marco Valverde trabalharam para determinar quais dos anúncios existentes hoje estão em linha com as previsões de preços justos ou as que divergem. A NBR 14653 foi uma das fontes regulatórias utilizadas para a condução deste trabalho.

Usamos a família “90” dos King Air, por apresentar o maior número de transações por ano, conforme dados fornecidos pelo RAB/ANAC.

Mas antes, precisamos te dizer que prestamos o serviço de consultoria de compra de aeronaves. Temos uma equipe de colaboradores distribuídos em dois setores, ambos chefiados por cada um dos autores deste artigo. Portanto, é um serviço de qualidade para você adquirir sua aeronave e, no final das contas, economizar muito dinheiro.

Bom, voltando ao trabalho, começamos logo pelo que é mais importante e pelo que te chamou a atenção para este artigo. Veja o gráfico abaixo. Nele, plotamos os anúncios existentes atualmente, em códigos que nós mesmos definimos, onde o eixo x (horizontal) determina o valor que o anunciante divulga e o eixo y (vertical) determina o valor parametrizado, ou seja, aquele que deveria ser o justo, conforme cálculos que vamos demonstrar a vocês até o fim desta matéria.

 

Nos códigos acima, para melhor entendimento, pegamos um exemplo e definimos da seguinte forma:

Do gráfico acima, é evidente que alguns anúncios estão bem acima do que consideramos justo, pela falta de opções disponíveis no mercado global, como um C90GTx (só existe um anúncio nos EUA de um 2012). Já outros, podem mesmo estar mal precificados, como o anúncio de código C9I075A, um GTi 2007 ofertado por US $3.780.000,00. Encontramos outro anúncio equivalente, ou seja, um GTi, 2008 (um ano mais novo), menor total de horas de voo, porém este está no Chile por US $ 2.900.000,00, ou, US $ 3.480.000,00 se adicionarmos 20%, resultando numa diferença de US $ 300.000,00.

Outro exemplo é se compararmos o anúncio de código C9I095A, um GTi ano 2009, ofertado por US $ 3.400.000,00 por outro localizado nos EUA. Apesar deste já estar na área de “melhor compra” do gráfico, ainda há margem para melhorar seu respectivo preço, com um anúncio de outro GTi 2009, porém com 300 horas a menos para a revisão geral de motores, por US $ 2.395.000,00, ou, US $ 2.874.000,00, se adicionarmos 20% do valor para importação. Uma economia próxima a US $ 480 mil.

Mais um: comparamos o anúncio de código C9A9021, um C90A de 1990 ofertado por US $ 1.800.000,00. Outro anúncio equivalente, porém, mais novo, ou seja, um C90B de 1994 (quatro anos mais novo), com o mesmo total de horas, está anunciado por US $ 1.550.000,00, ou, US $ 1.860.000,00 (adição de 20% sobre o valor), localizado nos EUA. Nesse caso, não há economia, mas, a troca da compra de um avião por outro quatro anos mais novo.

Também pode ocorrer concorrência entre os elementos da própria amostra, quando comparamos o C9B0021 (C90B, ano 2000, com motores -21) de US $ 2.280.000,00 que está no limite da área de “compra ruim” (quase “melhor compra”), com o C9B935A (C90B, ano 1993, com motores trocados para os -135A) de US $ 2.300.000,00, localizado na área de “melhor compra”. Nesse caso, o segundo anúncio está com motores mais potentes que o anterior e ainda dispõe de 2.084 horas disponíveis para a próxima revisão geral de motores, quando o primeiro possui somente 800 horas. Este fato traria uma economia próximo a US $ 225.000,00, devido a diferença de horas disponíveis de ambos os motores.

Enfim, é claro que há inúmeras formas de se trabalhar com os dados apresentados, o que possibilita a sustentabilidade no seu negócio de compra. Por isso a importância do nosso serviço de consultoria de compra! Nós sabemos que um empresário, investidor tem noção do que é compra justa ou irreal, no entanto, em nosso time temos colaboradores com conhecimento e experiência vastos, podendo sustentar a decisão de compra em cima de fontes e conhecimentos mais específicos, além de também termos a capacidade de “garimpar” pela melhor oferta em mercados secundários. Nós estamos dedicados a isso, portanto, deixe com a gente.

Agora, se você tem um avião e precisa vende-lo, podemos calcular um valor que te possibilite a venda no menor prazo possível. Também temos a capacidade de calcular uma métrica que chamamos de “tempo de oferta”, o que te facilita na previsibilidade de custos para manter sua aeronave “aeronavegável”, sempre, enquanto espera a conclusão de venda.

Quanto aos anúncios demonstrados no nosso gráfico, não queremos criar polêmicas com qualquer anunciante real. Em nenhum momento falamos de matrícula ou número de série. Inclusive, quando dizemos que há um C90 de 1981 (código C908121), por exemplo, podemos estar mencionando sobre qualquer um dos 20 aviões C90 de 1981 registrado e voando regulamente no Brasil, conforme o Registro Aeronáutico Brasileiro, assim como em outros anos. Não existe avião único de um ano específico, neste caso.

Por fim, não vamos simplesmente mostrar nossas conclusões sem demonstrar a memória de cálculo e metodologia que permitiram chegar aos resultados da forma mais ética possível. Isso seria injusto com nosso público. No entanto, para não deixar essa matéria tão extensa, vamos dividir em duas partes. Portanto, clique AQUI para ter acesso às explicações e tabelas que apoiam nossa tese abordada inicialmente neste primeiro artigo.

Para mais informações de nossos serviços ou aeronaves a venda, entre em contato pelo e-mail [email protected].

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Rafael Payão

Autor: Rafael Payão

Analista do mercado de aviação executiva da Aeroflap. Consultor de vendas e compras de aerovanes da Aeroflap. É piloto (PLA) com mais de 3000 horas voo, formado bacharel em Aviação Civil pela UAM e pós graduado em engenharia de manutenção aeronáutica pela PUC-MG.

Categorias: Aeronaves, Artigos, Artigos, Aviação Geral, Executiva

Tags: Aeronaves a venda, aviação, avião executivo, C90 a venda, compra de aeronave, consultoria de avião, F90 a venda, King Air, usaexport, venda de aeronave