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Variante da aeronave Xian Y-20 para funções de avião-tanque deverá ser construída

Y-20 China

Novas variantes do transporte estratégico Xian Y-20 parecem estrear publicamente, já que o tipo de quatro motores auxilia as operações de socorro relacionadas ao surto de Coronavírus na cidade de Wuhan.

Além da variante de transporte, uma variante de avião-tanque e uma variante de avião-radar (AEW) estão planejadas, de acordo com um relatório do Global Times citando Teng Hui, que comanda um regimento de aviação da força aérea e é um piloto Y-20.

“O avião de carga Y-20 tem variantes como o navio-tanque Y-20 e a aeronave Y-20 AEW”, diz ele. “Acredito que as pessoas verão nossa estreia no navio-tanque Y-20 no campo de batalha em um futuro não muito distante”, publicou o site Flight Global.

O Global Times acrescenta que a variante de tanque transportará 90 toneladas de combustível, três vezes mais que o menor H-6 que a China usa para missões de tanque. É provável que apareça antes da versão do AEW.

Um avião-tanque baseado no Y-20 usaria o método de reabastecimento de mangueira e drogue. Entende-se que a China está pensando em ter um grupo de reabastecimento sob cada asa, com possivelmente uma terceira mangueira saindo da cauda da aeronave.

Militares desembarcam de um Xian Y-20- Foto:China Military Online

Além disso, a história do Global Times afirma que a versão AEW do Y-20 poderia usar uma matriz conforme em vez do prato rotativo tradicional. Uma variante de guerra eletrônica também pode ser desenvolvida.

No Airshow China em 2016, a Avic também revelou uma proposta para uma versão comercial da aeronave designada Y20F-100.

Enquanto isso, a frota Y-20 da Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF) tem destaque na cobertura da mídia chinesa sobre operações de transporte aéreo para a cidade de Wuhan, o epicentro da crise do Coronavírus.

Em meados de fevereiro, o East Pendulum – um site francês que monitora os desenvolvimentos militares chineses – estimou que os Y-20 da PLAAF haviam transportado 569 equipes de emergência para Wuhan, ou 60% da equipe de socorro transportada pela aeronave militar. Ele estimou que o IL-76MD, em comparação, voou com 272 funcionários, e o Shaanxi Y-9, apenas 106 funcionários.

Segundo o Flight Global, o Xian Y-20,  entrou em serviço em 2016, é alimentado por quatro motores Soloviev D-30KP-2, o mesmo motor que o IL-76MD. O trabalho de desenvolvimento continua em um mecanismo indígena mais poderoso, o Shenyang WS-20.

 

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