O navio mercante MV Minervagracht atracou na manhã deste domingo (25) no cais de Navegantes (SC). A bordo do navio de bandeira holandesa estão dois caças Saab Gripen E, destinados à Força Aérea Brasileira (FAB) e vindos da Suécia.
O navio deixou o porto sueco de Norrköping há 20 dias, chegando na costa brasileira entre sexta-feira e sábado, finalmente atracando no complexo portuário catarinense hoje.
Conforme informações do canal shipspotting_Itajaí, que acompanha a movimentação nos portos de Itajaí e Navegantes, o Minervagracht trouxe mais dois F-39E Gripen ao Brasil.
Fotos obtidas pelo canal também mostram que o navio já está com pelo menos dois porões abertos. Não é possível ver os caças ainda, mas o desembarque dos aviões deve começar em breve.
O mais provável é que os aviões sejam os de matrícula FAB 4103 e 04, entregues à força aérea no ano passado ainda na Suécia. Esta é a segunda dupla de caças que a FAB recebe em 2022: os Gripen 4101 e 02 chegaram ao país no início de abril, a bordo do navio Marsgracht, marcando a entrega dos dois primeiros F-39 operacionais.
Os caças foram incorporados à Aeronáutica no mesmo mês, mas seguem com a Embraer em Gavião Peixoto (SP). Conforme informações obtidas por AEROFLAP, os aviões devem chegar na sua nova sede em Anápolis (GO) apenas em dezembro.
O FAB 4100, que chegou ao Brasil em 2020 a bordo do MV Elke, é usado em voos de testes e certificações de sistemas, como parte do contrato de transferência de tecnologia.
Como explicamos anteriormente, a operação com os novos Gripen deve seguir o mesmo padrão dos últimos eventos: os aviões serão desembarcados do navio, recebendo as rodas dos trens de pouso ainda no cais.
Posteriormente (provavelmente à noite) serão rebocados até o Aeroporto Internacional de Navegantes – Ministro Victor Konder, sob escolta de forças de segurança locais e da FAB. No aeroporto, testes e ajustes finais são feitos antes dos caças decolarem para a sede da Embraer, onde os aviões passam pela nacionalização e certificação militar.
Conheça os armamentos que a FAB usará no F-39 Gripen
O Saab Gripen foi selecionado como novo caça brasileiro em 2013, encerrando a disputa com os caças Boeing F/A-18 Super Hornet e Dassault Rafale pelo contrato do Programa FX-2. Na época o modelo sueco ainda era chamado de Gripen NG.
O contrato cobrindo 36 aviões (28 para um piloto e oito de dois assentos) foi assinado em 2014. Neste ano, a FAB revelou ter recebido permissão para aumentar o contrato para mais quatro aviões, o que permitirá a implantação do jato em uma segunda base aérea. Ao mesmo tempo, a FAB negocia com a Saab um 2º lote, com cerca de 26 aeronaves.