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Veja como foi a operação inédita de gigante cargueiro com peças de foguete no Aeroporto de São Luís

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O transporte aéreo de cargas internacionais no Maranhão alcançou um marco neste sábado (3). O Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ), administrado pela CCR Aeroportos, recebeu o pouso de um gigante cargueiro, o Boeing 747/400 – jumbo, da companhia norte-americana National Airlines, trazendo a bordo uma carga valiosa para a ciência e o mercado espacial brasileiro.

Vindo de Seul, capital da Coreia do Sul, o cargueiro trouxe para o Maranhão peças do HANBIT-TLV, um foguete híbrido de 15 toneladas e de impulso de estágio único, com altura de 16,3 metros, um metro de diâmetro e peso de 9,2 toneladas, de propriedade da INNOSPACE – primeira companhia aeroespacial privada a operar no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Todo o processo de nacionalização do carregamento foi realizado no Terminal de Cargas do Aeroporto de São Luís, que possui capacidade para o manuseio de diferentes tipos de cargas; área segregada para armazenamento de produtos restritos (perigosos); câmara fria para armazenamento de produtos congelados e resfriados.

A movimentação da carga foi iniciada imediatamente após o balizamento do gigante cargueiro no pátio de SLZ, que há cerca de um mês recebeu outra aeronave rara de se ver em operação pelo Nordeste, o Boeing 757-200. O desembaraço da carga contou com força-tarefa especial, montada pela CCR Aeroportos, que atuou em parceria com o operador logístico acionado pela INNOSPACE para fazer o transporte das peças até Alcântara, a AGS Global Logistics.

Jaison Mello, Gerente Executivo dos Aeroportos CCR no Nordeste, destaca que a operação aconteceu após um planejamento de meses que pautou todos os pontos logísticos para que a carga pudesse ser transportada da Coreia do Sul para o Maranhão sem qualquer intercorrência. Além disso, reforçou o compromisso da CCR Aeroportos em atuar para fortalecer a mobilidade de pessoas e o transporte de cargas nacionais e internacionais no Maranhão, assim como em todas as suas unidades pelo país.

“Essa é uma operação de vários meses de planejamento, onde a CCR Aeroportos preparou a estrutura, fez o treinamento do time e demais adequações necessárias, inclusive aprovações junto ao órgão regulador, para que a operação fosse realizada com toda segurança necessária”, destaca Mello. “O sucesso dessa operação endossa o Aeroporto de São Luís como uma importante base para transporte de cargas internacionais, de grande valor e peso elevado, através de uma aeronave que ainda não tinha operado no Maranhão”.

 

Foguete HANBIT-TLV

 

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Foto: Innospace/Reprodução

A importação do HANBIT-TLV para futuro lançamento a partir da base espacial de Alcântara (MA) é fruto de um contrato assinado pela Força Aérea Brasileira (FAB) com a INNOSPACE, onde ficou expresso a disponibilização de bens e serviços para lançamentos de veículos espaciais a partir da área 1, conhecida como área da SISPLAT/VLS do CLA.

O contrato é consequência do Edital de Chamamento Público nº 02/2020 da Agência Espacial Brasileira (AEB), de 22 de maio de 2020, e possui vigência de cinco anos, podendo ser prorrogado por até igual período. O primeiro voo de teste suborbital deve validar o motor do primeiro estágio do HANBIT-Nano, o menor veículo lançador da empresa sul-coreana, capaz de carregar uma carga útil de 50 kg. O planejamento é que o foguete atinja uma altitude de 100 km e caia em alto mar.

Élcio Jeronimo de Oliveira, Diretor de Negócios da INNOSPACE do Brasil, declara que a operação é histórica para a empresa. “A INNOSPACE está muito orgulhosa e esperançosa em iniciar as atividades comerciais de exploração espacial a partir do território brasileiro, especificamente de Alcântara-Maranhão.  A chegada de nosso foguete, o HANBIT-TLV, é a marca indelével dos inúmeros desafios logísticos e tecnológicos superados para a realização dessa histórica operação. Agradecemos a todos os nossos parceiros e, em especial, a CCR Aeroportos de São Luís, que sempre esteve conosco na formatação desse complexo processo”.

 

Boeing 747-400 no Maranhão

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Foto: National AIrlines via Twitter

De acordo com registros históricos, essa é a primeira vez que um Boeing 747-400 pousa na pista do Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ). Trata-se de uma aeronave a jato usada no âmbito civil e militar para transporte de passageiros e de carga, referida com frequência como Jumbo Jet ou Queen of the Skies (Rainha dos Céus). A sua corcunda na parte superior frontal da fuselagem faz com que seja uma das aeronaves mais reconhecíveis do mundo, sendo também a primeira do gênero produzida em massa.

Fabricada pela Boeing nos Estados Unidos, a versão original do 747 tem duas vezes e meia mais capacidade de passageiros que o Boeing 707, um dos grandes aviões comerciais dos anos 1960. Efetuando o seu primeiro voo comercial em 1970, o 747 ostentou o recorde de capacidade de passageiros (que pode chegar a uma média de 400 por voo) durante 37 anos. Quanto à sua capacidade para o transporte de cargas, o gigante pode transportar cerca de 130 toneladas por viagem.

 

Via: CCR Aeroportos

 

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Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Aeroportos, Notícias

Tags: Aeroporto de São Luís, Base de Alcântara, CCR Aeroportos, Foguete, INNOSPACE, Maranhão, usaexport