Veja essa passagem baixa de despedida do Airbus A310 da Azores/SATA

Com a chegada dos novos Airbus A321, a Azores Airlines, conhecida também como SATA, está aposentando o último Airbus A310 da frota.

E foi exatamente o último avião, fabricado em 2000, que realizou ontem uma emocionante passagem baixa de despedida no Arquipélago dos Açores.

Se a aposentadoria dessa aeronave for avaliada, ela é tida como precipitada, visto que um Airbus A310 pode ter uma vida muito maior que os 18 anos acumulados até agora, principalmente considerando que esse avião realizava ligações de média distância dos Açores com outros países.

Mas o A310 é derivado do A300, um avião da década de 70, mesmo que seus sistemas fossem bem atualizados, baseados nos aviônicos do A300-600. Veja bem, ele é um Airbus que ainda usa manche, algo que a fabricante abandonou na década de 80. Logicamente o novo Airbus A321neo LR iria se sobrepor a ele, com maior autonomia e economia de combustível.

Em uma publicação a companhia disse: “Ontem, realizou-se o último voo do último avião da frota A310, de nome “São Miguel”, sob os comandos do Cmd. Carlos Moniz e do Co-Piloto Luís Brito, e batizou-se o Airbus A321neo “Sete Cidades”. 
Foram dois momentos de grande emoção, que representam a despedia de uma frota que tanto serviu a companhia ao longo de quase duas décadas, e o início de um ciclo de renovação com os novos e inovadores Airbus A321neo.”