Aeronave ucraniana decolou de Manaus hoje à tarde. Foto: Rafael Dinelli.

Em uma bela demonstração, uma aeronave de carga Antonov An-12BK da companhia aérea ucraniana Cavok Air fez uma decolagem americana a partir do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM), na tarde desta quarta-feira (11). 

Segundo informações dos spotters locais, a aeronave trouxe maquinário para uma indústria. Até o momento não há detalhes sobre o material embarcado. O turboélice de matrícula UR-CKL decolou ontem (10) às 15h56 de Miami operando o voo CVK7120 e teve de pousar em Fort-de France, em Martinica, no Caribe. A aeronave decolou da ilha por volta das 10h10 de hoje e pousou na capital amazonense às 14h19 local. A operação foi registrada pelos spotters Rafael Dinelli, Otávio Augusto e Max Cardoso

Ao decolar de SBEG às 16h43 local, o piloto em comando da aeronave que ostenta a já conhecida pintura em laranja e preto, fez a chamada decolagem americana, também chamada de decolagem de alta performance. Ao contrário do procedimento convencional, o piloto recolhe os trens de pouso e mantém a aeronave em voo nivelado sobre a pista, ganhando velocidade até chegar ao final da mesma, quando o manche é puxado e a aeronave passa a subir com uma razão bem maior. 

Logo depois, o piloto ainda balançou as asas do An-12, como se estivesse se despedindo dos manauaras. A aeronave voltou vazia para Fort-de France, operando o voo CVK7121. 

A Cavok Air, com sede em Kiev, possui uma frota de oito An-12. A aeronave foi desenvolvida pela Antonov na década de 1950 para uso civil e militar, é propulsionada por quatro motores Ivchenko AI-20 e pode transportar até 20 toneladas de carga. Com mais de 1240 unidades produzidas, o modelo segue em serviço em várias empresas civis e forças armadas ao redor do Mundo. 

Foto: Rafael Dinelli.
Foto: Rafael Dinelli.

O Portal Aeroflap agradece aos spotters de Manaus pelas imagens e informações e os parabeniza pela bela homenagem prestada ao jovem Filipe Aquino com o novo spotting point. 

DEIXE UMA RESPOSTA