O protótipo SN10 da SpaceX conseguiu pousar com sucesso após seu voo teste de 10km de altura, nesta quarta-feira (3), o lançamento aconteceu na área de testes da empresa em Boca Chica, Texas. 

O teste foi parecido com os feitos com os SN-8 e SN-9, no entanto, estes não conseguiram pousar em segurança e explodiram na tentativa da aterrisagem .

Já o SN-10 que tem aproximadamente 50 metros de altura,  conseguiu chegar a sua altitude programada, descer de barriga, realizar a manobra de pouso, e por fim, pousar em segurança. Contudo, cerca de 7 minutos após o pouso, o SN-10 sofreu uma grande explosão, as causas ainda são desconhecida.

Entretanto, o teste foi considerado um sucesso, até pelo motivo de ter sido o primeiro a conseguir pousar.

Em suma, um grande dia para as equipes da nave estelar – esses voos de teste visam melhorar nossa compreensão e desenvolvimento de um sistema de transporte totalmente reutilizável”, disse a empresa.

Os protótipos da empresa são base para o super foguete Starship que tem como meta ser um sistema de transporte totalmente reutilizável projetado para transportar tripulação e carga em voos interplanetários de longa duração e ajudar a humanidade a retornar à Lua, e viajar para Marte e além.