Advertisement

Vídeo: Bimotor brasileiro é interceptado pela Força Aérea Colombiana

A Força Aérea Colombiana (FAC) interceptou um bimotor Piper PA-23-250 Aztec brasileiro matrícula PT-KFN, proveniente da Venezuela, no dia 15 de janeiro. A aeronave foi forçada a pousar no Aeroporto Germán Olano, em Puerto Carreño, e os dois tripulantes brasileiros foram detidos. 

De acordo com a FAC, a aeronave não tinha autorização para voo no espaço aéreo colombiano nem efetuou contato com o controle de tráfego aéreo, “colocando em risco a segurança de voo das aeronaves civis que estavam na área, o que é considerado violação de soberania, classificando-a como aeronave suspeita.”

Super Tucanos colombianos. Foto: Força Aérea Colombiana.

O Piper brasileiro foi interceptado por aeronaves de combate do Grupo Aéreo Oriental (GAORI). A FAC não informou quais aeronaves foram empregadas na interceptação, mas acredita-se que foram A-29 Super Tucano. Após o pouso, a aeronave ficou sob custódia da Polícia Nacional Colombiana.

 

De acordo com Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave foi fabricada em 1974 e sua situação de aeronavegabilidade é normal. 

Via Fuerza Aérea Colombiana

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Colômbia, Interceptação, usaexport