A Força Aérea Brasileira realizou na quarta-feira (04) uma Demonstração Operacional à comitiva do Ministério da Defesa, em visita à Base Aérea de Santa Cruz (Ala 12), no Rio de Janeiro. O evento contou com a presença do Ministro Walter Braga Netto, do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Jr., do Comandante de Preparo, Ten. Brig. Sérgio Roberto de Almeida e demais autoridades civis e militares. 

Na demonstração, foram realizados sobrevoos do cargueiro multimissão KC-390 Millennium acompanhando por seis caças F-5M, sendo dois F-5EM, de um assento, e quatro F-5FM de dois assentos. Aeronaves A-1M AMX, A-29 Super Tucano, F-5M Tiger, C-95M Bandeirante, C-130 Hércules, KC-390 Millennium, C-105/SC-105 Amazonas, H-36 Caracal, R-99, E-99, P-3AM Orion e RQ-1150 foram colocadas em exposição estática, onde a comitiva do Ministério pode conhecer de perto os aparelhos.

No estande de tiro da BASC, aeronaves F-5EM, A-29 e A-1M lançaram bombas BAFG-230, de 230kg (equivalentes à Mk.82 de 500 libras), com o AMX também realizando disparos de seus canhões de 30mm. 

“Eu vim aqui hoje para ver as capacidades e entender melhor as necessidades e os avanços que estão sendo produzidos pela Força Aérea Brasileira”, disse o Ministro Braga Netto no cockpit do KC-390, logo após reforçar que as três Forças Armadas trabalham em conjunto. 

Aeronaves de reconhecimento, patrulha marítima, transporte e busca e salvamento em exposição estática na Ala 12. Imagem: FAB (Captura de tela).

A comitiva do Ministro Braga Netto também conheceu as instalações da Torre de Controle Remota. Inaugurada na Ala 12 em 2019, a torre representa um marco no controle do espaço aéreo brasileiro. 

FAB/Divulgação.

O Comandante de Preparo reforçou que a Demonstração Operacional em Santa Cruz foi importante para mostrar como a FAB está capacitada para garantir a soberania do espaço aéreo brasileiro. “É uma oportunidade em que nós colocamos as nossas aeronaves de caça em missões operacionais fazendo lançamentos de armamentos e mostrando a prontidão dos nossos mecânicos, dos nossos especialistas de armamento e dos nossos pilotos em missões que requeiram uma situação de conflito bélico”, explicou o Tenente-Brigadeiro Sérgio Roberto de Almeida.

Vídeos compartilhados nas redes sociais também mostram o desfile aéreo dos caças F-5EM/FM com o KC-390. Confira.

Desfile Militar

Na cerimônia foi realizado também desfile da tropa formada por militares do Grupamento da Ala 12, Grupamento da Base Aérea de Santa Cruz (BASC), Grupo Logístico da Ala 12 (GLOG), Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (1º/7º GAv – Esquadrão Orungan), Terceiro Esquadrão de Transporte Aéreo (3º ETA – Esquadrão Pioneiro), Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (Esquadrão Puma – 3º/8º GAv), Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCa), Esquadrão de Segurança e Defesa (ESD), Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Santa Cruz (DTCEA-SC) e Policlínica da Guarnição de Aeronáutica de Santa Cruz (PC-SC).

FAB/Divulgação.

DEIXE UMA RESPOSTA