Vídeo: Furacão Laura é sobrevoado por aeronaves turboélice WP-3D Orion

Furacão Laura

O NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica dos EUA) divulgou recentemente incríveis vídeos de aeronaves WP-3D Orion voando dentro do Furacão Laura.

A NOAA faz esse voo quando existe algum furacão, ela estuda o comportamento dos furacões através de diversos sensores instalados na aeronave. Os estudos detalham a velocidade do vento em diversos pontos da tempestade e também a sua densidade e pressão.

Utilizar aviões para este estudo aumenta o conhecimento dos meteorologistas sobre o furacão, e também ajuda a salvar vidas, prevendo o tamanho do estrago.

No vídeo abaixo temos um vídeo do voo ainda em estágio tranquilo, em uma área externa do furacão.

 

No vídeo abaixo, por exemplo, publicado na manhã desta quinta-feira (27/08), os tripulantes gravaram a intensa turbulência ao passar em um ponto do furacão.

 

O avião utilizado foi um WP-3D Orion, uma versão modificada e militar com base no clássico Lockheed Electra ll, preparado especialmente para esse tipo de missão.

Os tripulantes podem comunicar as condições e força do furacão ao vivo, direto com uma estação no NOAA em solo. 


O Furacão Laura estava próximo de atingir a costa sul dos Estados Unidos nesta última quarta-feira (26), com ventos de até 233 km/h. Ele está localizado no momento entre os estados de Lousiana e Texas.

Logicamente a grandiosidade do Furacão Laura obrigou retiradas em áreas específicas do estado de Lousiana, nos EUA. Cerca de 620000 pessoas precisaram ser retiradas de suas casas, e levadas até abrigos. O furacão ainda pode subir pelo continente como tempestade, e atingir outras áreas do leste dos EUA com fortes ventos e chuvas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA