O mais novo jato de treinamento Aero L-39 Albatros que chegou ao Brasil passou ontem (20) pelo Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM). A aeronave, que chama atenção por ser parecer com um avião de caça, chegou no país ainda no dia 14 de outubro, pousando em Boa Vista (RR). 

A passagem do L-39C na capital amazonense foi registrada em vídeo pelos spotters do canal Plane Spotting Manaus HD. Confira.

“O L-39 veio procedente de Boa Vista e chegou as 10h55 e decolou às 12h50 para Alta Floresta, no Mato Grosso.”

O L-39 Albatros é um jato de treinamento avançado com capacidade secundária de ataque leve ao solo. A aeronave foi originalmente desenvolvida nos anos 1960 pela Aero Vodochody da antiga Tchecoslováquia como um substituto para o L-29 Delfín. A aeronave se tornou um sucesso, sendo exportada para múltiplos países. Cerca de 2900 unidades foram produzidas.

O L-159 ALCA, desenvolvido a partir do L-59 Super Albatros, segue em serviço na República Tcheca. 

O L-39 também comumente encontrado operando com civis. O L-39C que chegou ao Brasil nesta semana foi fabricado em 1988 e pertencia à Gulf Air Aviation Inc. dos Estados Unidos, com o registro N810RC. Agora, o jato pertence à um empresário brasileiro e vai operar com a matrícula PP-XLW.

O PP-XLW é o quarto L-39 registrado no Brasil. Outros dois, PR-ZFL e ZGF permanecem no país, normalmente operando a partir do Aeroclube de Santa Catarina. Já o PT-ZVC foi exportado em março de 2021. 

DEIXE UMA RESPOSTA