Advertisement

Vídeo – Turboélice do NOAA voa dentro do poderoso Furacão Dorian

Neste domingo (1º/09) o NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica dos EUA) divulgou fotos de sua nova pesquisa, agora envolvendo o poderoso Furacão Dorian, que está avançando no Caribe e já é classificado como “Categoria 5”.

O avião utilizado foi um WP-3D Orion, uma versão modificada e militar com base no clássico Lockheed Electra ll, preparado especialmente para esse tipo de missão.

A NOAA (Agência Americana Oceânica e Atmosférica) faz esse voo quando existe algum furacão, ela estuda o comportamento dos furacões através de diversos sensores instalados na aeronave, com isso é possível medir a velocidade do vento em diversos pontos da tempestade e também a sua densidade e pressão.

Os pesquisadores adentram o interior categoria 5 do furacão, que tem 45 quilômetros de raio, até chegar ao olho do furacão, local onde não há tanta força de ventos. Toda rota precisa ser meticulosamente planejada, visto que a aeronave já começa a sofrer as forças do vento à 165 quilômetros de distância do centro da tempestade, a aeronave tem uma rota de entrada no furacão, e outra de saída, sempre considerando o avanço do mesmo.

Nova trajetória do Furacão Dorian. Antes ele devia passar pela Flórida perdendo força.

Neste domingo o Furacão Dorian atingiu Bahamas com ventos de até 295 km/h.

A missão foi realizada com o avião nomeado de “Kermit”, ele é equipado com uma série de sensores, equipamentos científicos e logicamente radares meteorológicos, além de computadores a bordo que recebem e mostram essa informação em tempo real. Os tripulantes podem comunicar as condições e força do furacão ao vivo, direto com uma estação no NOAA em solo.

Você pode acompanhar o avanço do Furacão Dorian pelo site do NOAA: www.nhc.noaa.gov

 

Vídeo – Visão a partir do cockpit, em um voo realizado ontem (31/08)

 

Vídeo – Visão da janela durante passagem pelo furacão Dorian

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Aeroflap

Autor: Aeroflap

Categorias: Notícias, Outros

Tags: Furacão, NOAA, P-3 Orion