Advertisement

VÍDEO: Veja como foi o primeiro voo do Embraer C-390 da Hungria

Embraer C-390 Hungria

O primeiro Embraer C-390 Milllennium destinado à Força Aérea da Hungria (HUNAF) decolou pela primeira vez no último dia 08/02, cumprindo com sucesso um voo de testes de quatro horas. Na última quinta-feira, a fabricante lançou um vídeo mostrando como foi o primeiro voo do C-390 húngaro.

Ostentando pintura cinza (similar a usada pelo C-390 de Portugal), o jato decolou da sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP), usando a matrícula civil temporária PT-ZHP mas já pintado com o registro da HUNAF, #610. O jato foi acompanhando no voo por um EMB-120 Brasília, que atuou como avião-paquera. 

A Hungria se tornou, em novembro de 2020, o segundo cliente de exportação a selecionar o C-390 da Embraer, assinando contrato para a compra de dois aviões. O modelo também foi escolhido pelo Brasil, Holanda, Áustria, República Tcheca e Coreia do Sul. A aeronave das Forças de Defesa da Hungria será a primeira do mundo com uma Unidade de Terapia Intensiva em sua configuração, recurso essencial para o desempenho de missões humanitárias

“Este voo inaugural é um marco importante para o programa C-390 da Hungria. O C-390 Millennium tem recebido reconhecimento internacional devido ao seu notável desempenho operacional e às suas capacidades, e a Embraer está aumentando a produção para atender à crescente demanda do mercado”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

O C-390 pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias, operando inclusive em pistas não pavimentadas, em superfícies como terra compactada e cascalho. A aeronave configurada para reabastecimento aéreo, com a designação KC-390, já comprovou sua capacidade tanto como tanque quanto como receptor, neste caso recebendo combustível de outro KC-390 utilizando pods instaladas sob as asas.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: C-390, Embraer, Hungria