Vídeo: Veja o acionamento do nariz do Concorde direto do cockpit

British Airways Concorde Londres New York
Essa foto foi em 1985, da velocidade máxima (Mach 2), registrada por um Tornado da Royal Air Force, que voou por 4 minutos em velocidade máxima para acompanhar o Concorde. O Tornado só poderia voar 4 minutos a Mach 2 sem comprometer a sua autonomia de voo para essa missão.

O Concorde é com certeza um icônico avião conhecido por praticamente todas as pessoas. Seus complexos sistemas, e diversas funções, permitiam que o avião voasse tranquilamente à Mach 2.

Boa parte das unidades que operaram voos estão atualmente em museus, sendo alguns com seus sistemas ainda funcionando.

Uma unidade que está com sua parte hidráulica e elétrica funcionando é a aeronave de matrícula G-AXDN, um Concorde equipado com a pintura da British Airways, mas que nunca voou pela companhia aérea.

O G-AXDN foi uma aeronave de pré-produção, e participou do programa de desenvolvimento e certificação do Concorde, aparecendo em alguns eventos de 1971 até 1986, quando foi doada para exibição pública em Duxford.

E no vídeo abaixo, encontrado pela equipe do Portal AEROFLAP, temos o passo a passo realizado pela tripulação para “abaixar” o nariz da aeronave.

Primeiro os pilotos fazem um check pré-voo na aeronave, e depois ligam o sistema elétrico e hidráulico do Concorde. Alguns fusíveis são ativados, para permitir o funcionamento das bombas hidráulicas do avião, antes do acionamento do comando localizado no centro do cockpit para abaixar ou levantar o nariz da aeronave de acordo com o ângulo.

Atualmente esta aeronave icônica faz parte da British Airliner Collection, esta é uma das exposições mais populares da IWM Duxford.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap