Advertisement

Vídeos: aviões B-17 e P-63 da Segunda Guerra Mundial colidem nos EUA

Imagens mostram o momento em que o caça Bell P-63 Kingcobra acerta em cheio o bombardeiro Boeing B-17 Flying Fortress. As aeronaves envolvidas no acidente são do período da Segunda Guerra Mundial.

Duas aeronaves históricas da Segunda Guerra Mundial colidiram em voo durante um show aéreo em Dallas, nos EUA, na tarde deste sábado (12). Vídeos registraram o momento em que o caça P-63 Kingcobra colide contra o B-17 Flying Fortress, resultando na morte de seis pessoas, todas a bordo dos aviões. 

O acidente ocorreu por volta das 13h20 (16h20 em Brasília) durante o evento Wings Over Dallas, no Aeroporto Executivo de Dalas, Texas. O show foi organizado pela Commemorative Air Force para celebrar o feriado do Dia dos Veteranos.

Segundo os bombeiros, destroços da aeronave caíram na Rodovia 67, perto do aeroporto, causando um incêndio. Cerca de 40 unidades de resgate foram deslocadas ao local. Até o momento não há informações sobre o número de vítimas a bordo das aeronaves. 

Imagens mostrando o momento exato da colisão circulam pelas redes sociais. Os vídeos mostra o caça Bell P-63 se aproximando em alta velocidade pelo lado esquerdo do B-17, logo após a passagem de outros dois caças. O monomotor então colide com a fuselagem do bombardeiro, logo atrás das asas, cortando o avião ao meio. As aeronaves caem e explodem em seguida. 

As seis fatalidades, todas a bordo dos aviões históricos, foram confirmadas apenas no domingo por autoridades jurídicas e do instituto médico legal do Texas. Quatro já foram identificados: Curtis Rowe, Terry Barker e Len Root, tripulantes do B-17, e Craig Hutain, piloto do P-63 que colidiu no bombardeiro. 

 

Segundo o Daily Mail, um homem que estava no show disse que o P-63 estava inclinado para a esquerda enquanto se aproximava do B-17. Dessa forma, o quadrimotor estaria no ponto cego do piloto da aeronave menor. 

A Administração Federal de Aviação (FAA) confirmou o modelo das aeronaves envolvidas e disse que o acidente será investigado com o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB). 

Esta matéria será atualizada com mais informações. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: acidente, B-17, colisão, Segunda Guerra Mundial, usaexport