Advertisement

Vídeos: Com supervisão de Putin e Lukashenko, Rússia lança mísseis hipersônicos em exercício

Kh-47 mísseis hipersônico MiG-31 Putin

Em uma demonstração de força acompanhada pelo presidente Vladimir Putin e sua contraparte de Belarus, Aleksnadr Lukashenko, a Rússia conduziu neste sábado (19) um “exercício de dissuasão estratégica” com lançamento de seus principais mísseis hipersônicos, balísticos e de cruzeiro por diversas plataformas.

Os armamentos foram disparados por caças, embarcações, bombardeiros e veículos terrestres contra alvos simulados no mar e em solo. O treinamento foi observado por Putin e Lukashenko, a partir de uma sala de comando no Kremlin. 

Caças MiG-31K Foxhound das Forças Aeroespaciais e uma fragata da Classe Almirante Gorshkov da Frota do Mar Negro dispararam mísseis hipersônicos Kh-47M2 Kinzhal e 3M22 Zircon. 

Os dois mísseis podem carregar ogivas convencionais ou nucleares. O Kinzhal é mais rápido, atingindo velocidades superiores a 10 vezes a da velocidade do som (Mach 10), sendo empregado pelo caça MiG-31. Já o Zircon é lançado de navios e submarinos e atinge Mach 9. 

Os veteranos bombardeiros Tupolev Tu-95MS Bear também estiveram presentes no exercício conjunto. Os quadrimotores turboélices foram carregados com mísseis de cruzeiro, que atingiram alvos nos campos de treinamento de Pemboi e Kura, informou o Ministério da Defesa.

A instituição não identificou o modelo do mísseis usado pelos Tu-95, mas o armamento parece ser o Kh-555 (AS-15 Kent-C), uma versão convencional do Kh-55, equipada com sistema de navegação e ogiva atualizadas. 

No campo de treinamento de Kapustin Yar, na região de Astrakhan, foi lançado um míssil de cruzeiro terrestre 9K720 Iskander. Foi a partir deste míssil que o Kinzhal hipersônico foi desenvolvido.

Da área do cosmódromo de teste do estado de Plesetsk, o míssil balístico intercontinental RS-24 Yars foi lançado contra um alvo no campo de treinamento de Kura, na Península de Kamchatka.

Navegando no Mar de Barents, o submarino nuclear Karelia da classe Delfin, operado pela da Frota do Norte, lançou o míssil balístico Sineva no alvo localizado no campo de treinamento de Kura. Outro submarino, desta vez convencional, disparou um míssil Kalibr.

“O exercício das forças de dissuasão estratégica foi planejado anteriormente, durante o qual a prontidão dos órgãos de comando e controle militar, equipes de combate de lançamento, tripulações de navios de guerra e porta-mísseis [bombardeiros] estratégicos para desempenhar as tarefas atribuídas, bem como a confiabilidade das armas de combate estratégico forças nucleares e não nucleares, foi verificado”, diz o Ministério.

Novamente, o exercício ocorre enquanto as tensões na Europa vem crescendo a cada dia. Em paralelo, EUA e OTAN deslocam aeronaves e tropas para o leste e norte do velho continente, ao passo que o número de tropas russas na fronteira com a Ucrânia apenas aumenta. O presidente Joe Biden dos EUA afirmou ontem (18) que Putin já decidiu que irá invadir o país vizinho, com uma ação militar devendo ocorrer nos próximos diais. 

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Europa, Hipersônico, Kinzhal, Mísseis, Putin, Rússia, Ucrânia, usaexport