Imagem: Ney Soares/Captura de Tela.

Circulam nas redes sociais imagens de aeronaves F-5M Tiger II, KC-390 Millennium e C-130M Hércules da Força Aérea Brasileira sobrevoando o Campo dos Afonsos, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. 

Segundo relatos de Ney Soares, que mora na região, os sobrevoos começaram ainda ontem (10) e vem acontecendo até hoje (11). Ney também compartilhou, através de sua filha Camila Couto, um vídeo da passagem. 

De acordo com uma publicação do portal Assuntos Militares no Twitter, os sobrevoos são em virtude do 90º Aniversário de criação do CAN (Correio Aéreo Nacional), celebra o Dia do CAN e da Aviação de Transporte no dia 12/06. A FAB não confirmou a informação até o momento da publicação desta matéria. 

O Campo dos Afonsos, que é sede do Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos (PAMA-AF) e do Museu Aeroespacial (MUSAL) é considerado o berço do CAN: em 12 de junho de 1931, a bordo de um biplano Curtiss Fledgling, os Tenentes Nelson Freire Lavénère Wanderley e Casemiro Montenegro Filho decolaram do aeródromo carregando um um malote com duas cartas que deveriam ser entregues à sede dos Correios e Telégrafos em São Paulo. 

Os militares não conseguiram encontrar o Campo de Marte, então pousaram no Jockey Club e levaram o material a pé, cumprindo a missão. Sob o comando do então Major Eduardo Gomes – militar que mais tarde seria considerado o Patrono da Força Aérea Brasileira – o Correio Aéreo Militar expandiu suas operações. Com a criação do Correio Aéreo Naval, mais destinos vieram. A criação da FAB em 1941 uniu as aviações do Exército e Marinha em uma única instituição e, dessa forma, foi criado o Correio Aéreo Nacional. 

O publicitário Felipe Souza também registrou imagens do sobrevoo das aeronaves de caça e transporte.

O leitor André Lopes fez registros fotográficos do sobrevoo das aeronaves no Rio de Janeiro. 

Foto: André Lopes
Foto: André Lopes
Foto: André Lopes

Atualmente a FAB possui quatro KC-390 em serviço com o Esquadrão Zeus, unidade que tem como sede a Ala 2, em Anápolis. Os C-130 são operados pelo Esquadrão Gordo a partir da Ala 11 (Base Aérea do Galeão), enquanto os F-5 do vídeo provavelmente são do 1º Grupo de Aviação de Caça da Ala 12 (Base Aérea de Santa Cruz).