• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Viracopos fechará 2023 com mais de 1 milhão de passageiros transportados em voos internacionais

Aeroporto de Viracopos
Foto: Gabriel Benevides/Aeroflap

Pela primeira vez em sua história, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), vai encerrar um ano com mais de 1 milhão de passageiros transportados em voos internacionais. Os dados do acumulado de janeiro a novembro de 2023 indicam alta de 56,8% de embarques e desembarques em viagens para o exterior em relação ao mesmo período de 2022.

Na soma dos 11 meses de 2023, foram registrados 997.629 passageiros embarcando ou desembarcando em viagens internacionais por Viracopos ante 636.092 de janeiro a novembro do ano passado.  

O recorde anterior de movimentação anual de passageiros em voos para o exterior aconteceu em 2019, quando 977,5 mil passageiros embarcaram ou desembarcaram no terminal internacional de Viracopos.

Considerando apenas o mês de novembro de 2023, embarcaram ou desembarcaram para o exterior por Viracopos 68,5 mil pessoas. O mês com recorde de viagens internacionais neste ano foi agosto, com 108,2 mil passageiros.   

A tendência é de continuidade no crescimento do movimento de passageiros internacionais em 2024. Em abril deste ano, Viracopos passou a ter voos diretos para o Aeroporto de Orly, em Paris (FRA). A nova rota é operada pela Azul Linhas Aéreas e são seis voos semanais.

Atualmente, Viracopos possui voos diários de chegada e partida para Fort Lauderdale (EUA), Orlando (EUA), Lisboa (POR) e Paris (FRA). A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos está negociando a implantação de novas rotas internacionais, tanto de passageiros quanto de cargas.

Na tentativa de aumentar estas rotas internacionais, a concessionária participou da 28ª edição da World Routes, maior feira de aviação civil de passageiros do mundo, que aconteceu em Istambul, Turquia, de 15 a 17 de outubro de 2023. Na ocasião, a concessionária apresentou um pacote especial de incentivos para conquistar novas rotas e parcerias para voos de passageiros e de cargas.

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora de Viracopos, busca novas rotas para países da América do Norte, América Central, Europa, Asia e África, além de retomar conexões com países vizinhos na América do Sul.  

 

Nacionais e internacionais

Já na soma dos da movimentação de passageiros em viagens nacionais e internacionais, o acumulado dos 11 primeiros meses deste ano indica alta de 7% em relação ao mesmo período de 2022. Foram 11,5 milhões de embarques e desembarques ante 10,7 milhões do mesmo período de 2022.

O crescimento nos 11 primeiros meses deste ano mantém a tendência de altas seguidas registradas ao longo do ano passado. Viracopos encerrou o ano de 2022 com elevação histórica de movimentação de passageiros, chegando a 11,8 milhões de pessoas. O recorde anual anterior era de 2019, antes da pandemia de Covid-19, com 10,6 milhões de passageiros.

O resultado da soma de janeiro a novembro de 2023 indica que o Aeroporto Internacional de Viracopos poderá, mais uma vez, encerrar o ano com nova alta histórica de movimentação de passageiros, podendo ultrapassar a marca de 12,5 milhões de pessoas embarcando ou desembarcando pelo terminal.

 

Histórico de movimentos

Antes do início da concessão, em 2011, o aeroporto registrou 7,6 milhões de passageiros, e em 2012, já com a Aeroportos Brasil Viracopos na administração, o movimento de passageiros chegou a 8,9 milhões.

O recorde de 11,8 milhões de passageiros de 2022 equivale, por exemplo, a quase nove vezes o total de habitantes de Campinas passando pelo aeroporto em um ano.

 

Leia também: 

 

Via: Aeroporto de Viracopos 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Redator

Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação.


Contato: [email protected]