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Virgin Austrália: Como anda a concorrente da Qantas?

Assim como na South African Airways, nas últimas semanas estamos acompanhando uma rápida sequência de ações na Virgin Australia, uma companhia aérea que muitas vezes se destaca como segunda opção à Qantas.

Pela própria evolução rápida, decidimos fazer um resumo básico de todas as ações tomadas até então. Começaremos abaixo.

Após ter um pedido de empréstimo negado pelo Governo da Austrália, a companhia precisou procurar outras soluções, entrando inclusive em “administração voluntária”.

A Virgin Australia estava buscando um empréstimo estatal de US$ 890 milhões para suprir contas imediatas, de um aporte total de US$ 5 bilhões destinado para companhias aéreas.

Horas depois o Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes (TWU) disse que o governo deve elaborar um plano com os sindicatos, para apresentar aos administradores. Ao mesmo tempo, o sindicato incentivou o governo a garantir apoio financeiro, mas não conseguiu produzir uma solução.

Depois que a companhia já passou por esse enorme turbilhão, com risco de começar a demitir trabalhadores, a Etihad, maior acionista da Virgin Australia, disse que não pode prestar ajuda financeira para a companhia aérea, visto que foca em seus próprios negócios.

No entanto, a Etihad disse que permanece aberta a “discussões construtivas” sobre um possível reinício das operações. No geral mesmo, a companhia assumiu que pode repassar a Virgin Australia para outro proprietário.

O colapso da Virgin Australia significa que todas as companhias aéreas, exceto duas, nas quais a Etihad investiu como parte de sua estratégia de aliança de alto perfil entraram em reestruturação formal ou cessaram as operações.

Já a companhia diz que mantém negociações formais com 10 investidores interessados na Virgin Australia, e que podem oferecer um aporte considerável para manter as operações da companhia após a crise. Esse parece ser o caminho mais viável para a “salvação” da empresa.

No entanto, a Virgin Australia tem uma dívida de aproximadamente US$ 3,2 bilhões, e vem registrando prejuízos nos últimos anos, sem conseguir uma eficiência operacional que permita lucrar.

 

 

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Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Companhias Aéreas, Notícias

Tags: crise, Virgin Australia