Presente na NBAA Business Aviation Convention & Exhibition (NBAA-BACE 2022), feira referência no segmento da aviação executiva, a Embraer apresentou a sua visão das possibilidades de inovação para o setor.
Durante o debate “No Plane No Gain Leadership Breakfast“, o fabricante brasileiro apresentou a sua visão de futuro para as viagens aéreas privadas, no qual aposta que as aeronaves serão totalmente autônomas, sem a necessidade de um piloto, bem como contarão com propulsão 100% sustentável.
Além disso, a aeronave conceito pode contar com três zonas de cabine, configuração presente em aviões na configuração VIP e de luxo, atrativo que pode fazer a diferença na hora da escolha do produto.
Apesar do conceito ser considerado ousado, a Embraer já deu pistas acerca dos planos futuros de operações carbono zero. Em contraponto, há um amplo debate sobre a importância de um piloto nas operações aéreas, no qual o fator humano pode ser determinante para atuar em casos de emergência.
Contudo, aeronaves com tecnologias autônomas já não é novidade, existem modelos de aeronaves particulares que contam com a tecnologia autolanding em caso de emergência ou incapacidade do piloto.
A Garmin, por exemplo, já implantou em algumas aeronaves o seu sistema autônomo capaz de realizar pousos de emergência com o apertar de um botão, incluindo a comunicação com o controle de tráfego aéreo, e a sintonização de frequências com instrumentos em solo de auxílio ao pouso.
O sistema também consegue fazer vários cálculos com base nos mapas e nas informações salvas e atualizadas do computador, para então apontar com base no combustível e infraestrutura em solo se pode realizar o pouso em determinado aeroporto.
Voltando para a questão sustentável, a Embraer não só possui um portfólio diversificado para o setor, mas está focando os seus esforços para desenvolver a sua família de aeronaves zero carbono, incluindo a meta de implantar a compatibilidade do uso de combustíveis sustentáveis em todas as suas aeronaves até 2030.
Conheça um pouco mais os futuros projetos da Embraer com energia híbrida
Energia Hybrid (E9-HE)
- Propulsão híbrida-elétrica
- Até 90% de redução das emissões de CO2
- 9 assentos
- Motores montados na parte traseira
- Disponibilidade da tecnologia –2030
Energia Electric (E9-FE)
- Propulsão elétrica completa
- Emissões zero de CO2
- 9 assentos
- Hélices contra-rotativas traseiras
- Disponibilidade da tecnologia – 2035
Energia H2 Fuel Cell Gas Turbine (E19-H2FC)
- Propulsão elétrica de hidrogênio
- Emissões zero de CO2
- 19 assentos
- Motores elétricos montados na parte traseira
- Disponibilidade da tecnologia – 2035
Energia Gas Turbine (E50-H2GT)
- Propulsão de hidrogênio ou SAF / JetA
- Redução de emissões de CO2 em até 100%
- 35 a 50 assentos
- Motores montados na parte traseira
- Disponibilidade da tecnologia – 2040
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