Voo da Air Canada precisa desviar do espaço aéreo dos EUA por falta de equipamento

O voo AC8945 da Air Canada, operado por um Dash 8 de matrícula C-GKUK, precisou desviar do espaço aéreo dos Estados Unidos em um voo doméstico da companhia, devido à falta do ADS-B instalado na aeronave.

O voo de St. John para Toronto foi operado por outras aeronaves com ADS-B nos dias anteriores e posteriores à 02 de janeiro, de acordo com o FlightRadar 24. A aeronave de mesma matrícula operou esse voo no dia 29 de dezembro, fazendo uma rota direta passando pelos EUA.

O site FlightRadar24 destacou que o voo do dia 02 de janeiro e do dia 29 de dezembro foi rastreado através de antenas MLAT, visto que a aeronave não tem ADS-B.

No espaço aéreo americano, a obrigatoriedade de utilização do sistema ADS-B passa a valer a partir de 1º de janeiro de 2020. O Federal Aviation Administration (FAA) disponibilizou uma página na internet para facilitar a compreensão dos usuários sobre o cumprimento da exigência: https://www.faa.gov/nextgen/equipadsb/

No espaço aéreo europeu, a obrigatoriedade do ADS-B passa a valer a partir de 7 de junho de 2020. Assim como a autoridade americana, a European Union Aviation Safety Agency (EASA) criou uma página na internet com informações e orientações aos operadores: https://ads-b-europe.eu/

Esse sistema é uma tecnologia de vigilância na qual uma aeronave determina sua posição via navegação por satélite e a transmite periodicamente para estações de solo, permitindo que seja rastreada pelo sistema de controle do espaço aéreo.

Uma empresa também está implementando um sistema que recebe o sinal ADS-B a partir de uma constelação de satélites, proporcionando uma cobertura global, e melhorando o rastreamento das aeronaves em todo o planeta, mesmo em grandes zonas desabitadas como o Oceano Pacífico.

 

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